Google Drive testa visual mais colorido no app para Android
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A interface do Google Drive para Android pode mudar em breve. De acordo com imagens publicadas pelo leaker AssembleDebug em sua conta no X, o aplicativo da ferramenta testa um fundo colorido em todos os itens durante a visualização em formato de grade — antes, pastas e arquivos eram exibidos com o fundo em branco.
- Como criar e personalizar a cor de pastas do Google Drive
- Google Keep vai substituir a Lista de Compras do Google Assistente
O novo visual usa a mesma tonalidade de cor aplicada a outras áreas da interface, como o menu inferior e a barra de pesquisa, ainda no padrão de design do Material You. Apesar de manter o esquema de cores, a versão em teste deixa a tela com muitas informações e pode ser incômoda para quem já se acostumou com a área mais limpa.
O perfil responsável pelo vazamento colocou as interfaces lado a lado para comparar o resultado, com o modelo mais novo à direita:
O app também mudou os botões de acesso rápido na tela principal: o ícone de “+”, usado para criar novos arquivos, agora se chama “Novo”, e o Drive adicionou um atalho para escanear documentos a partir de um ícone de câmera — antes, a função estava escondida no menu de novas ações. Essa opção pode facilitar a vida de usuários do app que precisam ativar a câmera com frequência, já que poupa alguns toques na tela..
A conta que publicou as imagens não revelou se a interface está em desenvolvimento ou já foi liberada para testadores. Em teste feito pelo Canaltech, o aplicativo do Drive para Android ainda mostrava o visual com o fundo padrão na versão 2.23.437.1.
Destaque para itens já existe nos computadores
É importante pontuar que a versão do Drive para navegadores já inclui a moldura colorida sobre as pastas e arquivos. No entanto, o aplicativo para Android pode ser personalizado com as cores do Material You, e isso pode deixar a interface mais chamativa e até um tanto saturada.
Enquanto a mudança visual não chega, vale lembrar que a plataforma de armazenamento em nuvem vai receber integração com o Bard — dessa forma, a IA do Google poderá vasculhar por arquivos na busca por respostas.