Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Drive ganha modo escuro na web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2024 às 12h05

Link copiado!

Captura de tela/André Magalhães/Canaltech
Captura de tela/André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

A versão web do Google Drive enfim recebeu suporte ao modo escuro. Assim como os apps para Android e iOS, o serviço ganhou a configuração para reduzir a luminosidade ao acessar os arquivos armazenados na nuvem e deixa a interface com plano de fundo com tons de cinza e preto.

Modo escuro no Google Drive

A novidade começou a ser distribuída gradualmente às contas do Google e ainda não chegou para todos. Em alguns casos, o Drive exibe uma notificação para alertar que o modo escuro agora está disponível, com um botão para ativá-lo logo de cara. 

Continua após a publicidade

Contudo, algumas pessoas recebem a atualização silenciosamente, sem nenhum aviso ao abrir o site do serviço de armazenamento na nuvem. Para verificar a disponibilidade, é preciso acessar as configurações e procurar pelos ajustes do modo escuro — veja como logo abaixo.

O tema é similar ao presente nos demais serviços do Google, que aplicam o fundo escuro e ajustam os ícones e fontes para atender à mudança. Além de reduzir ligeiramente o consumo de bateria em dispositivos com painel OLED, o ajuste diminui a luminosidade da tela e garante mais conforto aos olhos.

A implementação também ajuda a alinhar a versão web do Drive a outros serviços da empresa com suporte ao modo escuro. Contudo, durante os testes do Canaltech, a configuração não seguiu o tema definido no sistema operacional como acontece com outras páginas da web — ou seja, o ajuste é manual.

Como ativar o modo escuro do Google Drive na web

Continua após a publicidade

Se você já recebeu o modo escuro no Google Drive, saiba como habilitá-lo no seu computador:

  1. Acesse o Google Drive pelo navegador;
  2. Clique no ícone de engrenagem e vá em “Configurações”;
  3. Em “Aparência”, clique em “Escuro”;
  4. Se o tema não alterar, atualize a página no navegador.

Veja também como ativar o modo escuro no Android e iOS para ativar o tema no Google Drive para dispositivos móveis.