Publicidade

Google Drive e Docs ganham novo visual estilo Material You

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Março de 2023 às 09h37

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

As características da Material You enfim foram implementadas nos serviços Google Drive, Docs, Planilhas e Slides. Familiares, mas com aparência retrabalhada, os aplicativos ainda funcionam da mesma maneira, agora numa carcaça moderna, com cantos arredondados e muito uso de cores para separar seções.

A novidade foi anunciada pelo Google na segunda-feira (6) numa publicação oficial do blog Google Workspace Updates. A nova interface dos serviços do Google busca proporcionar uma experiência simplificada, "ajudando você a encontrar funções frequentemente utilizadas", ressaltou a gigante.

Continua após a publicidade

As mudanças visuais podem ser vistas em todo canto das plataformas, desde os menus a comentários, plano de fundo e botões. O Google reiterou que "não há mudanças em funcionalidades", mas algumas ferramentas foram realocadas para "minimizar a confusão" com a nova interface.

No Drive, a atualização segue uma linha semelhante: botões, menus e janelas estão em novo formato. Algumas funções também foram realocadas para posições mais coerentes, proporcionando maior intuitividade para o gerenciamento de arquivos.

Além disso, alguns recursos foram adicionados: há novos filtros de busca para pesquisa (tipo, dono do arquivo e data de modificação); o usuário pode selecionar vários itens ao mesmo tempo e "realizar operações em lote" para tarefas recorrentes; e as principais ações aparecem alinhados aos arquivos, para acesso mais conveniente.

Lançamento gradativo

Continua após a publicidade

As mudanças no visual dos serviços do Google serão implementadas de forma gradativa a partir da data de anúncio (6 de março). A processo de distribuição pode demorar até 15 dias e não é necessário fazer nada para receber a novidade.