IA Gemini agora funciona no leitor de PDFs do Google Drive
Por André Lourenti Magalhães | •

O Google integrou a IA Gemini ao leitor de PDFs do Drive. Agora, é possível acessar o chatbot a partir de um painel lateral na tela e pedir para a ferramenta resumir, criar perguntas ou montar novos conteúdos a partir de um arquivo existente.
De acordo com a Gigante de Mountain View, o Gemini funciona com arquivos escaneados, PDFs nativos (criados por um computador) e documentos com alta quantidade de textos ou tabelas.
Com relação às funções disponíveis, a IA consegue analisar o documento como qualquer outro arquivo de textos ou tabelas. É possível resumir os pontos principais, fazer perguntas sobre o tema do documento para o chatbot e até combinar o PDF com outros arquivos salvos no Drive. Além disso, consegue usar o material contido no documento original para criar outros conteúdos, como guia de estudos e relatório.
O suporte a PDFs pode ampliar o uso do Gemini em rotinas profissionais e educacionais: a IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de texto e materiais que não estão publicamente disponíveis na internet, como manuais internos e resultados de uma empresa. Além do Google, a Adobe tem um assistente de IA que resume arquivos no formato, enquanto a Samsung lançou uma ferramenta para extrair dados de PDFs via Galaxy AI.
Apenas para assinantes
A novidade foi liberada apenas para assinantes dos serviços pagos do Google com suporte ao Gemini, como as extensões para Google Business, Enterprise, Education e Education Premium. Além disso, usuários com contas individuais podem acessá-la com o plano AI Premium do Google One.