Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Coach é nova aposta da Google para o mercado de vestíveis

Por| 15 de Agosto de 2018 às 21h25

Link copiado!

Google Coach é nova aposta da Google para o mercado de vestíveis
Google Coach é nova aposta da Google para o mercado de vestíveis
Tudo sobre Google

Ao longo dos anos, a Google lançou vários produtos baseados em tecnologia de IA, e tudo indica que o próximo alvo da empresa é o setor de saúde e bem-estar: fontes afirmam que o próximo produto da gigante é um personal trainer para vestíveis que deverá se chamar Google Coach. Esse ainda não é o nome oficial, que pode mudar até o lançamento, mas a empresa já possui uma boa ideia de como ele irá funcionar.

O Google Coach não será apenas um controlador de rotinas de exercícios físicos — ainda que essa seja uma parte importante das funções disponíveis. Conhecido nos corredores da empresa como Project Wooden, o Coach coletará todas as informações que a Google possui sobre a rotina do usuário, analisando e sugerindo de maneira proativa atividades possíveis para a melhoria da saúde e forma física. Isso quer dizer que ele poderá sugerir uma rotina de exercícios e, caso o usuário não consiga seguir à risca o cronograma, recalcular e sugerir uma nova série para que o resultado no final do dia continue dentro do esperado. E, nos dias em que o usuário for para a academia, ele poderá logar todos os dados de exercícios no dispositivo, que os usará para oferecer rotinas ainda melhores no futuro.

Além disso, o Google Coach também poderá ajudar a melhorar os hábitos alimentares. Por exemplo, baseado na localização do usuário e nos lugares que ele costuma frequentar, o Coach poderá recomendar um prato saudável de algum restaurante próximo. E caso o usuário seja daqueles que gostam de cozinhar, ele pode gerar instantaneamente um plano de alimentação semanal e a lista de ingredientes necessário para todos os pratos desse plano, encaminhando-os diretamente por e-mail. A Google sugere ainda que o assistente será capaz até mesmo de usar a sua agenda para saber quantas refeições diárias ele terá que programar de acordo com a rotina de cada usuário.

Contudo, a grande preocupação da Google para com o novo assistente é o excesso de notificações, já que o Coach irá monitorar tantos aspectos do dia-a-dia dos usuários. A empresa espera conseguir evitar isso construindo notificações conversacionais. Isso quer dizer que, ao invés de alertas individuais para lembrar os usuários de tomar vitaminas, fazer a caminhada diária e beber mais água, o sistema criará uma única mensagem, com as três sugestões incorporadas em um só alerta.

Continua após a publicidade

Inicialmente, o Google Coach terá como foco principal os vestíveis, mas os usuários também poderão acessar algumas das funções direto pelo celular. Segundo fontes, nessa primeira versão será possível monitorar sugestões e analisar informações das rotinas de treinamento direto de um smartphone, mas para o monitoramento em tempo real será necessário o uso de um dispositivo com WearOS.

Apesar disso, a empresa acredita que no futuro poderá levar o assistente também para o Android TV, Google Home e diversos outros aparelhos conectados. Ainda não se sabe exatamente quais modelos de vestíveis serão compatíveis com o Coach mas, por se tratar de tecnologia baseada em nuvem, a expectativa é de que funcione em diversos dos dispositivos do mercado, incluindo smartwatches e pulseiras fitness.

A empresa ainda não se pronunciou sobre o futuro do Google Fit, então não é possível saber ainda se o Coach será um substituto do atual assistente, ou se ambos irão coexistir no mesmo aparelho.

Fonte: Android Police, 9to5Google