SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Google Chrome vai ocultar seu endereço de IP para evitar rastreadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Outubro de 2023 às 12h54

Link copiado!

Rubaitul Azad/Unsplash
Rubaitul Azad/Unsplash

Um novo recurso em desenvolvimento pela equipe do Chromium pode aumentar a privacidade de cada pessoa que usa o Google Chrome. O navegador pode receber em breve uma função para proteger o endereço de IP de rastreadores de terceiros.

A novidade foi chamada de “IP Protection” pelos desenvolvedores e consiste em esconder o endereço atual a partir de um servidor proxy. Assim, a página de destino não consegue identificar o endereço original e encontra apenas o IP do servidor no lugar disso.

Continua após a publicidade

A tecnologia não é nova — ferramentas de VPN usam um proxy para esconder o IP, e também é possível configurar um servidor no próprio dispositivo. A grande diferença seria um recurso nativo no navegador para facilitar o controle contra rastreadores.

Inicialmente, o usuário terá o controle sobre ativar ou desativar a ferramenta no navegador. O lançamento ainda não tem data de previsão, mas deve ser testado em fases antes da chegada ao público.

Ferramenta pode ajudar contra rastreadores

A opção para proteger o endereço de IP seria mais uma alternativa do Google para conter a presença de rastreadores de terceiros, que podem interceptar muitos dados do usuário. Recentemente, a empresa também lançou algumas APIs da iniciativa Privacy Sandbox, voltada para eliminar o uso de cookies no navegador até 2024.

Continua após a publicidade

A Privacy Sandbox oferece vantagens com relação ao modelo atual: a iniciativa permite agrupar pessoas com base nas preferências de navegação, no lugar de oferecer uma análise individual. Além disso, cada usuário tem mais liberdade para escolher as permissões de acesso.