Publicidade

Google celebra a história da pizza com Doodle interativo nesta segunda (6)

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Dezembro de 2021 às 09h13

Link copiado!

Klara Kulikova/Unsplash
Klara Kulikova/Unsplash
Tudo sobre Google

Hoje (6), o Doodle do Google celebra a existência de um dos preparos mais famosos do mundo: a pizza. A homenagem acontece em forma de um pequeno joguinho em que o usuário precisa fatiar pizzas de acordo com os sabores desejados.

Em 6 de dezembro de 2017, a pizza original de Nápoles, Itália, entrou para a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, criada pela Unesco. Iniciada como uma tradição passada de pai para filho, a receita se popularizou em vários continentes do mundo e agora é produzida nos mais diferentes estilos.

Continua após a publicidade

A pizza napolitana original, porém, é bastante única: a receita é feita com uma massa parecida com a de pão, livre de gordura e descansada por pelo menos um dia inteiro.

Contudo, o conceito de “pizza” é mais antigo do que a receita italiana. Há registros de que civilizações antigas do Egito já degustavam o prato de pão achatado com cobertura — ou seja, uma pizza. Na Itália, a receita começou a ficar conhecida no final do século XVIII.

No joguinho do Google (acessível também pelo celular), o objetivo do jogador é fatiar a pizza exatamente do jeito solicitado, mas com uma quantidade limitada de cortes à sua disposição. Quanto mais preciso o usuário for, mais estrelas ganha.

Quando é o Dia Nacional da Pizza?

Continua após a publicidade

No Brasil, a história da pizza é longa e data desde a chegada de imigrantes italianos na década de 1910. Ao longo dos anos, o prato foi conquistando mais regiões (e barrigas) pelo país e, hoje, praticamente toda região reproduz as redondas de forma distinta.

Por aqui, porém, o dia mais importante para o preparo italiano não é hoje: o Dia Nacional da Pizza é em 10 de julho. A data foi instituída após um concurso estadual realizado em São Paulo, em 1985, em que pizzaiolos disputavam pelo título de dez melhores receitas de Marguerita e Muçarela. Atualmente, além de ressaltar a importância da pizza para o país, a data também é utilizada para realizar promoções e celebrações no país inteiro.

Ficou curioso e quer experimentar o joguinho do novo Doodle? Entre na página inicial do Google e clique no botão "play" para iniciar o desafio.

Fonte: Google