Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Agenda vai aposentar recurso que pouca gente conhecia

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2022 às 12h37

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google Agenda aposentará a função “Metas” do app. Criado em abril de 2016 para facilitar a organização de rotinas em busca de certos objetivos (passar mais tempo com a família, estudar e praticar atividades físicas, por exemplo), o mecanismo não será substituído por nenhuma outra ferramenta semelhante.

O Google não deu detalhes sobre o fim da ferramenta, mas é possível que a falta de uso e a possível redundância com outras funções do app sejam os motivos. “A partir de agosto de 2022, quando você criar uma meta, terá a opção de criar um evento recorrente no lugar”, informa a companhia em uma página de suporte.

Continua após a publicidade

Em novembro de 2022, as metas já estabelecidas continuarão salvas na agenda, mas não serão mais repetidas. A partir dessa data, o usuário também não poderá criar metas.

Como alternativa, o Google sugere:

  • Configurar novos eventos recorrentes ou repetir os eventos atuais (manualmente, obviamente)
  • Criar tarefas recorrentes no Google Tarefas ou no próprio Agenda
  • Agendar eventos recorrentes de horário de concentração — geralmente utilizado para recusar outros convites para aquele horário de forma automática. Essa função é exclusiva para contas comerciais ou estudantis

Está disponível por enquanto

Continua após a publicidade

Atualmente, o usuário ainda pode encontrar a função “Metas” no Google Agenda: selecione o botão “+” (soma) no canto inferior direito e toque no atalho “metas” para conferir o menu completo. A seção disponibiliza objetivos recorrentes, como “Exercícios”, “Aprender algo novo”, “Família e amigos”, “Tempo só para mim” e “Organizar minha vida”.

A ferramenta é como um assistente para criação de rotinas, mas poupando o usuário de escolher os momentos exatos para a tarefa escolhida. A pessoa escolhe o objetivo, determina a frequência que deseja fazê-lo, o tempo destinado a ele e o momento do dia ideal.

Encerramento deve ser automático

Continua após a publicidade

É bastante provável que o Google finalize a função “Metas” com um disparo por servidor — ou seja, sem precisar de atualizações no app. Sendo assim, é inevitável o fim da funcionalidade, contudo não deve ser tão difícil se adaptar para as funções similares.