Publicidade

Gmail ganha editor de modelo de e-mail marketing para empresas

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google Workspace liberou um novo editor que permite criar modelos personalizáveis de e-mails, disponível via Drive e Gmail. A ferramenta é usada para montar vários layouts com antecedência e apenas mudar alguns detalhes no corpo da mensagem para adaptá-la a cada ocasião, algo como pode ser feito em alguns serviços de e-mail marketing oferecidos no mercado.

É possível criar um modelo do zero ou navegar entre uma série de sugestões oferecidas pelo próprio Workspace, como padrões para newsletters, e-mail marketing e anúncios. O editor inclui esquemas de cores, imagens, logos, assinaturas e links no texto da mensagem. 

Como a novidade está disponível no Workspace, a suíte empresarial de ferramentas do Google, também há a possibilidade de enviar o arquivo do template para outros colaboradores, que podem editá-lo em tempo real e manter um padrão para todos os e-mails da companhia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No caso do Gmail, o recurso está localizado no botão “Layouts” e pode ser acessado em tela cheia, para facilitar a edição. Já no Drive, todos os arquivos no formato podem ser encontrados na ferramenta de busca do aplicativo.

A novidade traz mais vantagens para empresas que buscam a padronização dos e-mails corporativos: com apenas poucos cliques na tela, cada usuário do Workspace pode localizar um modelo personalizável e enviar uma mensagem que segue toda a identidade visual da marca rapidamente. 

Em nota, a empresa reforça que o recurso “é outra forma de ajudá-lo enquanto você cria anúncios, newsletters e outras campanhas de e-mail em massa inteiramente personalizadas”.

Disponibilidade

O editor de modelos de e-mail é exclusivo para assinantes do plano individual do Workspace e para empresas nos planos Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e Education Plus. A nova versão da ferramenta no Gmail começou a ser liberada a partir de 12 de março, enquanto a versão para Drive tem distribuição gradual prevista a partir de 15 de abril.

E por falar em novidades do Google, a Gigante de Mountain View confirmou a data da conferência anual I/O para o dia 14 de maio. O evento deve contar com anúncios para Android, Workspace e outros produtos da Big Tech.