Gmail ganha caixa de entrada com IA para você não perder nenhum e-mail
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi | •

O Google anunciou, nesta quinta-feira (8), a “era Gemini” do Gmail, com a inteligência artificial assumindo um papel ainda mais importante na plataforma. A empresa liberou novos recursos, como a integração da IA à caixa de entrada para ajudar os usuários a não perder nenhum e-mail.
- Recursos antigos do Gmail serão desativados em breve; veja quais
- 5 recursos de inteligência artificial para usar no Gmail
“Com o volume de e-mails em níveis recordes, gerenciar a caixa de entrada e o fluxo de informações se tornou tão importante quanto as próprias mensagens. Para ajudar, estamos levando o Gmail para a era Gemini e transformando-o em um assistente pessoal e proativo para a sua caixa de entrada”, destacou a big tech no lançamento.
O lançamento contou tanto com o anúncio de novas funcionalidades quanto com a disponibilização de outros recursos já existentes para todos os usuários do serviço de e-mail.
Perguntas na caixa de entrada e revisão ortográfica
Um dos principais lançamentos anunciados é a possibilidade de fazer perguntas diretamente na caixa de pesquisa do Gmail. O Gemini, então, fica responsável por gerar um resumo instantâneo com o uso de IA, com base nos resultados da busca.
Na prática, os usuários agora podem fazer perguntas mais extensas, como “Quais e-mails trocados tratam do aluguel do meu apartamento”, em vez de buscar apenas por termos específicos.
O Google também anunciou um novo recurso de revisão ortográfica no Gmail. A IA poderá realizar uma verificação de gramática, tom e estilo do texto, ajudando a garantir que o conteúdo do e-mail esteja adequado antes do envio ao destinatário.
Ambas as novas funcionalidades foram disponibilizadas para assinantes do Google AI Pro e Ultra inicialmente nos Estados Unidos, com previsão de chegada a outras regiões em breve.
Filtro de e-mails com IA
Outra novidade no Gmail é a integração da IA à Caixa de Entrada, com o objetivo de ajudar os usuários a organizar as mensagens. O recurso atuará como um filtro inteligente de e-mails, identificando contatos com quem a pessoa mais interage e mensagens de remetentes que já fazem parte da lista de contatos, por exemplo.
“O mais importante é que essa análise acontece de forma segura, com as proteções de privacidade que você espera do Google, mantendo seus dados sob o seu controle. Isso permite que itens críticos — como uma conta com vencimento amanhã ou um lembrete de dentista — ganhem destaque”, ressaltou o Google.
A empresa afirmou que esse recurso está sendo disponibilizado inicialmente para “testadores de confiança”, antes de ser liberado para o público geral, o que deve acontecer nos próximos meses.
Liberação de recursos de IA para todos os usuários
Além das novas funcionalidades anunciadas, a big tech também liberou para todos os usuários — inicialmente nos EUA — alguns recursos de IA que antes eram restritos a planos pagos, como:
- Resumos com IA dentro do e-mail;
- Me ajude a escrever;
- Respostas sugeridas.
Leia também:
- Gmail vai permitir trocar o e-mail usado desde a adolescência, mas há um porém
- Como fazer login em mais de uma conta Google e Gmail
- Gmail libera novo visual para alguns usuários; veja como ficou
VÍDEO: Cuidado com seu e-mail, vagas de emprego falsas roubam seus dados pessoais para recuperar sua senha