Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GIF racista força Snapchat e Instagram a desativarem integração com o Giphy

Por| 13 de Março de 2018 às 10h06

Link copiado!

Giphy
Giphy
Tudo sobre Snapchat

O Instagramganhou compatibilidade com o Giphy em janeiro deste ano; no mês seguinte, foi a vez do Snapchat firmar uma parceria com a plataforma, permitindo que seus usuários pesquisem, encontrem e utilizem imagens animadas do catálogo do serviço. A novidade pareceu excelente — até agora. Ambas as redes sociais decidiram desativar a integração com tal site por tempo indeterminado, e tudo por conta de um GIF racista que começou a circular dentro dos dois aplicativos.

A animação em questão retrata, em forma de desenho, um “contador de morte de negros criminosos” sendo operado por um chimpanzé — que, por sua vez, é orientado por um homem branco a “continuar girando, pois os números não param de subir”. De acordo com os usuários do Snapchat (que foram os primeiros a encontrar tal conteúdo e denunciá-lo no Twitter), o GIF surgia quando você pesquisava imagens usando a palavra-chave “Crime”. Não demorou muito até que a animação fosse descoberta no Instagram também.

De acordo com representantes do Snapchat, o Giphy continuará desabilitado até que “tenhamos certeza de que esse tipo de incidente não ocorrerá mais”. Já o Instagram se limitou a dizer que “esse tipo de conteúdo não tem lugar dentro do serviço de compartilhamento de fotos”. O Giphy tentou se defender afirmando que possui políticas proibindo a circulação desses materiais, mas, visto que o site funciona como um motor de buscas, é compreensível que algo saia de seu controle uma vez ou outra.

Fonte: Tech Times