Publicidade

Gemini vai integrar projetos do NotebookLM nas conversas, revela vazamento

Por  | 

Compartilhe:
Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

O Google está testando uma integração entre o Gemini e o NotebookLM, que pode transformar a forma como o chatbot utiliza dados. A novidade surgiu em um vazamento e, apesar de não oficial, promete tornar o assistente virtual mais eficiente ao permitir o uso de "notebooks" como fontes de informação nas conversas.

Em testes limitados, o Gemini ganhou a opção de anexar projetos do NotebookLM pelo ícone “+”. Descoberta por Alexey Shabanov no TestingCatalog, a função permite que o usuário peça ao chatbot que resuma, gere códigos ou crie conteúdos a partir do projeto anexado.

A principal vantagem dessa integração é a junção da capacidade organizacional do NotebookLM com o poder analítico do Gemini. Por exemplo, um usuário pode compilar documentos, notas e referências em um projeto no NotebookLM, para, então, solicitar ao Gemini um resumo ou até mesmo a criação de código baseado nas informações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Gemini poderá ser mais rápido nas respostas

Além disso, uma nova funcionalidade em teste pode tornar o Gemini mais rápido ao lidar com perguntas simples e diretas. Hoje, o chatbot costuma acionar seus mecanismos de raciocínio avançados mesmo para consultas básicas, o que aumenta o tempo de resposta e o consumo de recursos, ainda que a pergunta não exija uma análise aprofundada.

Para contornar esse comportamento, o Google está testando um botão chamado “Skip”, que permite que o usuário interrompa o processo de “pensamento profundo”. Ao acionar a opção, o Gemini recorre a um modelo mais leve e rápido, focado em entregar respostas instantâneas, sem detalhar o raciocínio passo a passo.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)