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Gemini consegue identificar se um conteúdo foi feito com IA; saiba como

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Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O Gemini lançou nesta quinta-feira (18) um novo recurso que identifica se um conteúdo foi feito por inteligência artificial (IA). A ferramenta é focada em criações feitas a partir do próprio modelo do Google, mas é possível utilizá-la com gerações de outras empresas.

A verificação funciona para vídeos, imagens e também áudios, que tenham até 100 MB e 90 segundos de duração. 

A IA do Google utiliza a tecnologia do SynthID – uma marca d’água digital – para identificar se o conteúdo todo ou uma parte dele foi criado com IA generativa. Tudo que é criado no Gemini carrega essa marca em seu código.

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Como saber se um conteúdo foi feito por IA

Para saber se um conteúdo foi feito com IA, basta enviar um simples comando para o Gemini. Veja abaixo alguns exemplos de comandos que servem para a verificação, de acordo com testes do Canaltech:

  • “Este vídeo foi gerado usando a IA do Google?”;
  • “Essa imagem foi gerada por IA?”;
  • “Esse arquivo é de IA?”. 

O Gemini, então, retorna com a verificação e, inclusive, pode dizer qual parte do vídeo ou áudio foi criada com IA. “SynthID detectado no áudio entre os segundos 10 e 20”, por exemplo.

Funciona com outras IAs?

Na publicação oficial do Google, a Big Tech afirma que “agora, é possível verificar se um vídeo foi editado ou criado com a IA do Google”. 

Quando testamos com uma imagem criada pelo ChatGPT, o Gemini inicialmente afirma que o conteúdo “não contém a marca de água digital da Google AI”. Mas, utiliza outras análises além da varredura por SynthID para afirmar que a imagem foi criada por IA, como o nome do arquivo e anomalias virtuais.

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Enviamos também uma imagem criada pelo Gemini para o ChatGPT, e a resposta foi semelhante – usando elementos anômalos e outras análises. 

Ou seja, o Gemini só terá certeza absoluta se algo foi gerado por IA se possuir a marca d’água digital do SynthID, que é referente à criações do próprio Gemini.‘

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