Gemini consegue identificar se um conteúdo foi feito com IA; saiba como
Por Marcelo Fischer Salvatico |

O Gemini lançou nesta quinta-feira (18) um novo recurso que identifica se um conteúdo foi feito por inteligência artificial (IA). A ferramenta é focada em criações feitas a partir do próprio modelo do Google, mas é possível utilizá-la com gerações de outras empresas.
- Google lança IA Gemini 3 Flash para trazer respostas mais rápidas e inteligentes
- Gemini vai importar mais dados do Google Maps para melhorar respostas
A verificação funciona para vídeos, imagens e também áudios, que tenham até 100 MB e 90 segundos de duração.
A IA do Google utiliza a tecnologia do SynthID – uma marca d’água digital – para identificar se o conteúdo todo ou uma parte dele foi criado com IA generativa. Tudo que é criado no Gemini carrega essa marca em seu código.
Como saber se um conteúdo foi feito por IA
Para saber se um conteúdo foi feito com IA, basta enviar um simples comando para o Gemini. Veja abaixo alguns exemplos de comandos que servem para a verificação, de acordo com testes do Canaltech:
- “Este vídeo foi gerado usando a IA do Google?”;
- “Essa imagem foi gerada por IA?”;
- “Esse arquivo é de IA?”.
O Gemini, então, retorna com a verificação e, inclusive, pode dizer qual parte do vídeo ou áudio foi criada com IA. “SynthID detectado no áudio entre os segundos 10 e 20”, por exemplo.
Funciona com outras IAs?
Na publicação oficial do Google, a Big Tech afirma que “agora, é possível verificar se um vídeo foi editado ou criado com a IA do Google”.
Quando testamos com uma imagem criada pelo ChatGPT, o Gemini inicialmente afirma que o conteúdo “não contém a marca de água digital da Google AI”. Mas, utiliza outras análises além da varredura por SynthID para afirmar que a imagem foi criada por IA, como o nome do arquivo e anomalias virtuais.
Enviamos também uma imagem criada pelo Gemini para o ChatGPT, e a resposta foi semelhante – usando elementos anômalos e outras análises.
Ou seja, o Gemini só terá certeza absoluta se algo foi gerado por IA se possuir a marca d’água digital do SynthID, que é referente à criações do próprio Gemini.‘
Veja também:
- 8 prompts para criar infográficos precisos com o Gemini
- Google segue OpenAI e descarta levar anúncios ao Gemini
- Nano Banana Pro é grátis? Veja como acessar a IA
Ouça o Podcast Canaltech: