Gemini avança, mas ChatGPT é a IA mais acessada da web, mostra levantamento
Por Viviane França | •

O ChatGPT concentra atualmente 64,5% do tráfego mundial de sites de IA generativa, embora tenha perdido participação ao longo dos últimos 12 meses. No mesmo período, o Gemini saltou de 5,7% para 21,5%, segundo a consultoria Similarweb na semana passada.
- GPT-5 vs Gemini 2.5: 4 diferenças entre as IAs do ChatGPT e do Google
- Gemini x ChatGPT | Qual o melhor chatbot de IA?
O crescimento do Gemini é o principal fator por trás dessa mudança. Em apenas 12 meses, a ferramenta do Google mais do que triplicou sua participação no tráfego web, sendo o segundo site de IA generativa mais acessado do mundo.
Há um ano, o cenário era muito mais concentrado, pois o ChatGPT respondia por 86,7% do tráfego global, enquanto o Gemini tinha menos de 6%. Apesar da queda gradual, o site do ChatGPT segue como o principal destino de acesso a ferramentas de IA generativa na web.
Ainda de acordo com o levantamento, a queda relativa do ChatGPT não indica perda de relevância, mas sim a expansão do mercado e o crescimento acelerado de concorrentes. Vale ressaltar que a pesquisa considera exclusivamente o acesso a sites e não inclui uso de aplicativos, APIs ou integrações.
Disputa pelo tráfego de sites de IA generativa se intensifica
O mercado de IA generativa acessado por navegador deixou de ser dominado por um único site. O levantamento mostra que o ChatGPT ainda lidera em tráfego global, mas sua queda gradual coincide com o avanço acelerado do Gemini, que já atrai uma fatia relevante dos acessos.
Apesar de o relatório não indicar os motivos do aumento no acesso via web ao Gemini, o crescimento pode estar relacionado com o lançamento da ferramenta Nano Banana para geração de imagens realistas, que trouxe mais popularidade para a IA do Google e gerou diversas trends nas redes sociais.
O relatório também mostra que outras plataformas têm participação bem menor: DeepSeek aparece com 3,7%, Grok com 3,4%, Perplexity com 2% e Claude também com 2%. Esses números deixam claro que, por enquanto, elas não conseguem rivalizar com os dois líderes em alcance na web.
Para a Similarweb, o atual panorama aponta para a formação de um duopólio no acesso a sites de IA generativa, ainda que com ampla vantagem para a OpenAI.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- ChatGPT, Gemini, Copilot e DeepSeek: quais são as diferenças entre as IAs?
- ChatGPT Atlas vs Chrome com Gemini: veja o que muda entre os navegadores de IA
- O que garante o uso gratuito do ChatGPT, Gemini e demais IAs? 6 motivos
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?