Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gallery Go x Google Fotos | Qual vale mais a pena?

Por| 25 de Julho de 2019 às 23h10

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

Anunciado nesta semana, o Gallery Go é mais um daqueles aplicativos produzidos pela Google com foco em smartphones de entrada e intermediários e que são otimizados para o Android Go, uma versão simplificada de seu sistema operacional. Disponível desde a última quarta-feira (24), o programa oferece aos usuários a chance de manejarem suas fotos de maneira bem simples, e o melhor de tudo: offline. Mas seria o Gallery Go uma mera versão sem uso de dados do Google Fotos? Vamos ver.

Apresentando

Em termos gerais, ambos os aplicativos são galerias de fotos para você navegar e editar as imagens. Pode ver todas as suas fotos de uma só vez, organizá-las por ordem cronológica ou optar por ver apenas as fotos que fazem parte de uma pasta específica. Se o seu telefone tiver um slot para cartão microSD, você poderá copiar e transferir arquivos de e para o cartão diretamente no Gallery Go e no Google Fotos.

As ferramentas de edição da Google também estão disponíveis em ambos os aplicativos, permitindo que você recorte, gire e adicione filtros rapidamente. Você pode mexer manualmente com as várias opções oferecidas a você ou usar a ferramenta de aprimoramento automático do Google para ajustar instantaneamente itens como brilho e contraste com apenas um toque.

Continua após a publicidade

Semelhante ao Google Fotos, o Gallery Go também pode classificar fotos automaticamente para você, embora em escala limitada. No final de cada dia, o Gallery Go examina suas fotos e as organiza em várias categorias, como "Pessoas", "Selfies", "Natureza", "Animais", "Documentos" e "Vídeos".

O que falta no Gallery Go?

Embora a Google tenha conseguido aproveitar bastante a experiência do Google Fotos no Gallery Go, há alguns recursos importantes que você não encontrará no novo aplicativo. Logo de cara, o Gallery Go é usado apenas para fotos encontradas localmente no seu dispositivo e, ao contrário do Google Fotos, ele não mostra arquivos salvos na nuvem na sua conta da Google.

Continua após a publicidade

Embora o Gallery Go possa organizar fotos automaticamente em determinadas categorias, está faltando a barra de pesquisa do Google Fotos. Com a barra de pesquisa, você pode pesquisar fotos rapidamente usando nomes de pessoas, locais onde elas foram tiradas, tipos de animais de estimação, e por aí vai. No Gallery Go, você fica à mercê da organização automática da Google sem ter como pesquisar para um tipo específico de imagem. O que não é exatamente uma surpresa, já que a proposta é 'simplificar'.

Também faltam no Gallery Go algumas das ferramentas de edição do Google Fotos. Embora o Gallery Go tenha filtros e ferramentas para cortar/girar, você não encontrará controles deslizantes manuais para itens como exposição, realces, saturação, aquecimento, entre outros.

O Gallery Go também não possui integração com o Chromecast, suporte ao Google Lens, assistente do Google Fotos, acesso à pasta de salvamento e permissão para o Google Photo Books.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens do Gallery Go, então?

Apesar de tudo isso, há algumas coisas que o Gallery Go realmente faz melhor do que o Google Fotos. A principal, talvez, é a fluidez. O Gallery Go é um aplicativo muito menor, pesando menos de 10 MB, contra os 70 MB do Google Fotos. Ele não apenas ocupa menos espaço em seu telefone, mas também deve ser executado com muito mais rapidez, graças ao tamanho menor do aplicativo e ao menor número de recursos. Outra coisa bem importante: você poder usar o Gallery Go offline, sem a necessidade de qualquer tipo de conexão com a internet.

É bom manter os dois

Apesar de o Gallery Go ser um aplicativo leve e prático, certamente o usuário vai querer manter o Google Fotos instalado. A ideia de existir um app de fotos pensado para aparelhos mais fracos e regiões com pouco acesso à internet é louvável, mas isso não é impeditivo para ver que se trata de um software inferior em praticamente todos os aspectos.

Continua após a publicidade

Para baixar o Gallery Go, basta acessar a Play Store.

Fonte: Android Central