Publicidade

Firefox 89 para Android é lançado com novidade no visual

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

A versão de Android do Firefox pode não estar prestes a receber o Proton, a grande mudança visual anunciada pela Mozilla para o dia 1° de junho, mas o app ainda receberá novidades para modernizar seu design. No recém-lançado Firefox 89, o browser para celular passou por uma ligeira repaginada de ícones e menus, ficando um pouco mais moderno do que a versão anterior, mas continua sem suporte a extensões.

Na atualização, elementos da interface foram repensados para deixar o navegador mais sóbrio e inteligível. O menu de sobreposição, aquele posicionado na barra de endereço inferior, teve botões reordenados ou até retirados. A função de “guias sincronizadas”, por exemplo, foi realocada para o gerenciamento de abas, área mais coerente com a proposta do recurso.

O navegador também perdeu os ícones que representavam as seções do menu de configurações. De todas as mudanças, essa é a que menos colabora com o novo padrão visual, já que os símbolos servem para ilustrar a finalidade da seção e são de grande ajuda para usuários de primeira viagem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outro botão repensado foi o “selecionar guias”, removido de vez no Firefox 89. Sua função, no entanto, foi preservada: para criar uma coleção ou marcar várias páginas como favoritas de uma só vez, basta apertar e segurar uma das abas até abrir o menu de seleção, quase idêntico a seleção de itens em apps de galerias ou gerenciador de arquivos.

Os ícones que compõem as páginas visitadas com frequência da tela inicial ficaram maiores, bem mais atrativos do que na versão anterior. Agora, sites fixados são indicados por um ícone posicionado no canto superior esquerdo, diferenciando-os dos endereços posicionados de forma dinâmica.

Infelizmente, a atualização não introduziu nenhuma nova extensão e os usuários ainda estão restritos às alternativas dos add-ons certificados pela Mozilla. Sendo assim, se alguma das ferramentas ainda não certificadas for importante para o cotidiano, será necessário continuar na versão Nightly do navegador.

Menos páginas incompatíveis

Se você usa o Firefox no celular há um tempo, deve ter notado que vez ou outra alguma página da web não carregava corretamente. Esse problema, por sua vez, era causado pela incompatibilidade do endereço com o motor de renderização do browser.

Durante a fase beta do Firefox 89, a Mozilla desenvolveu sua relação com a Web Compat, uma entidade cujo objetivo é tornar a internet aberta e compatível com qualquer dispositivo ou software. Da parceria, o browser da raposa recebeu um botão no menu de sobreposição para denunciar problemas em páginas específicas diretamente ao grupo de voluntários.

Continua após a publicidade

A ideia era extremamente interessante para popularizar a entidade, aperfeiçoar a navegação no Firefox e, a longo prazo, deixar a internet mais livre. Entretanto, o menu foi removido da versão final do Firefox 89 e o público geral não encontrará mais a função. A Mozilla não divulgou se a campanha conjunta ajudou a corrigir alguma página, então não se sabe qual foi seu impacto, tampouco o motivo da exclusão da ferramenta de denúncia.

Como de costume, a atualização do Firefox está sendo distribuída em lotes, então não se espante caso não esteja disponível. Dentro de algumas horas ou dias, o pacote deve ser encaminhado para todos os usuários, por isso fique atento aos downloads pendentes da Play Store.

Fonte: Android Police

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*