Publicidade

Firefox 126 melhora opção para copiar links sem rastreadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Maio de 2024 às 11h19

Link copiado!

Rubaitul Azad/Unsplash
Rubaitul Azad/Unsplash
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla liberou a versão 126 do Firefox com algumas mudanças discretas e sem qualquer ajuste visual. Uma das poucas novidades é uma melhoria no recurso para copiar links sem rastreadores, que agora remove até 300 parâmetros diferentes das URLs.

A mudança é aplicada nos endereços que já estão contidos dentro de outras URLs e afeta muitos sites de e-commerce. O recurso do Firefox aumenta a privacidade do usuário na hora de compartilhar links com outras pessoas, pois os destinatários recebem um conteúdo livre de componentes de rastreamentos — dessa forma, os sites não acessam informações sobre o dispositivo e o endereço IP da pessoa.

Continua após a publicidade

Outras novidades

O Firefox 126 não trouxe tantos recursos voltados ao consumidor final como na versão anterior, que adicionou um marcador de textos ao leitor de PDF. As mudanças anunciadas pela Mozilla incluem o suporte ao idioma catalão nas traduções, aceleração do hardware para o codec AV1 no macOS para os computadores com chip M3 e uma área de telemetria para identificar a frequência de buscas sobre determinados termos.

No caso da telemetria, o Firefox vai compilar os volumes de busca entre 20 categorias diferentes, como esportes e viagens. A ferramenta vai remover o endereço IP e não vai associar os dados com usuários específicos (algo parecido com a Privacy Sandbox, do Google) e a desenvolvedora informa que não vai compartilhar os dados com terceiros.

Além disso, o navegador recebeu correções de bugs e ajustes de segurança.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como atualizar o Firefox

Siga estes passos para acessar a versão 126 do Firefox no macOS e no Windows:

  1. Abra o Firefox;
  2. Selecione o menu de três barras;
  3. Acesse “Ajuda”;
  4. Clique em “Sobre o Firefox”;
  5. Aguarde o download e reinicie o navegador.

O processo de instalação pode ser diferente no Linux e variar conforme cada distribuição. Enquanto você baixa a nova versão, pode conferir a posição do Firefox na lista dos navegadores mais usados no mundo