Finalmente! App da Alexa ganha comandos de voz com recurso “mãos livres”

Por Ramon de Souza | 27 de Julho de 2020 às 20h45
Tudo sobre

Amazon

Saiba tudo sobre Amazon

Ver mais

Através de um comunicado enviado nesta segunda-feira (27) para a imprensa especializada, a Amazon revelou uma versão redesenhada do aplicativo oficial de sua assistente virtual Alexa — e, com o redesign, também temos melhorias bem bacanas.

A maior novidade é que o software agora oferece uma experiência de “mãos livres”, permitindo que o usuário dê ordens para a assistente usando nada além da sua voz. Até então, era necessário tocar em um botão para que a I.A. escutasse sua voz.

“Uma vez que a palavra de ativação é detectada, uma barra animada azul aparecerá na parte debaixo da tela, indicando que a Alexa está transmitindo seu pedido para a nuvem”, explica a Amazon. Trata-se do mesmo princípio de funcionamento dos smart speakers da família Echo e que, de fato, torna o uso da assistente bem mais prático no cotidiano.

Reprodução/AppleInsider

Infelizmente, como nem tudo é perfeito, ainda é preciso manter o app aberto em primeiro plano para que sua voz seja detectada; ainda não é possível evocar a Alexa com o programa em segundo plano como acontece com o Google Assistente, por exemplo. Ainda assim, a novidade já é um grande começo para o aprimoramento do serviço.

Outras novidades incluem uma interface adaptativa que exibe sugestões personalizadas para o perfil do usuário (incluindo de novas músicas através do Amazon Music) e o novo menus “Mais”, que concentra outras capacidades da assistente como “Lembretes”, “Rotinas” e “Skills”. Há também um novo botão chamado "Play", que ressalta o foco do redesign à reprodução de mídias.

A atualização será disponibilizada para Android e iOS a partir do mês de agosto, sendo liberada gradualmente ao longo dos países em que a assistente está disponível.

Fonte: Amazon  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.