Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha em aplicação do Facebook impede acesso a apps como Timehop e Joytunes

Por| 28 de Junho de 2019 às 20h40

Link copiado!

Falha em aplicação do Facebook impede acesso a apps como Timehop e Joytunes
Falha em aplicação do Facebook impede acesso a apps como Timehop e Joytunes

Um bug no Kit de Desenvolvimento do Facebook tem causado uma grande dor de cabeça para diversos desenvolvedores. De acordo com relatos, o problema se iniciou na tarde desta sexta-feira (28), e fez com que vários apps que utilizam a opção de login utilizando a conta do Facebook, como Timehop, Joytunes, Simply Piano e Momento GIFs, parassem de funcionar sempre que o usuário tentasse acessar alguma função de compartilhamento com o Facebook — ou nem conseguissem sequer abrir o app.

A falha, que foi primeiramente reportada no fórum de desenvolvedores do Facebook pelo programador Ryan Layne, é um enorme problema para os desenvolvedores desses apps, pois ao impedir o acesso dos usuários (ou travar enquanto eles estão usando o app) esse bug não apenas faz com que esses desenvolvedores percam parte de suas receitas mensais (obtidas com a divulgação de anúncios dentro desses aplicativos), mas também correm o risco de muitos usuários desinstalarem esses apps de seus celulares por acharem que são programas defeituosos.

Esse bug também é um grande problema para o próprio Facebook, já que a rede social também precisa desses aplicativos para manter seus usuários — se você usa sua conta do Facebook para fazer login em diversos outros apps, as chances de você resolver excluir sua conta na rede social diminuem bastante. Se a empresa não conseguir encontrar uma solução rápida para esse problema, os desenvolvedores podem mudar seus aplicativos dando destaque para outros modos de acesso, sugerindo que os usuários utilizem outras formas de login, como utilizando a conta Google. E esse é o tipo de baque que o Facebook não precisa, pois impactaria ainda mais a confiança pública na rede social — que ainda sofre os efeitos do escândalo da Cambridge Analytica.

A situação também mostra os problemas da centralização de toda a internet em apenas alguns serviços, como Facebook e Google. Esse não é o primeiro problema do tipo em que uma falha em uma das gigantes da internet derruba diversas outras empresas menores: no começo do mês, um problema nos servidores da Google Cloud impediu o acesso dos usuários ao Snapchat e ao Discord, que em teoria nada têm a ver com a Google.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch