Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook Viewpoint: chega ao Brasil app que premia quem responde pesquisas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2021 às 08h17

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Facebook

O Brasil e o México são os novos países a receber o Facebook Viewpoints, aplicativo de pesquisa de mercado que traz recompensas para quem realiza as tarefas. O serviço, chamado por aqui de "Pontos de Vista", beneficia aqueles que participam de atividades e estudos relacionados à funcionalidades e outros assuntos vinculados.

Lançado inicialmente em 2019 nos Estados Unidos, o Viewpoints já estava presente na Europa, Ásia e África, chegando agora a esses dois novos mercados. O objetivo do app é coletar as percepções dos próprios consumidores para melhorar produtos como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Continua após a publicidade

Embora pertença ao Facebook, o app funciona à parte e somente para quem baixá-lo, o que demonstra o interesse em ingressar nos programas. É possível acessar com a própria conta da rede social ou utilizar um número de telefone.

A rede explica quais dados serão coletados, a forma de uso deles e a pontuação total ao concluir o programa. Cada um fornece uma quantidade específica de pontos, dependendo da dificuldade, da importância e de outros fatores levados em conta pelo sistema.

Ao atingir um número mínimo, é possível solicitar o pagamento de quantias em dinheiro diretamente para uma conta do PayPal. Cada 1.000 pontos rende US$ 2,50 para o usuário, ou cerca de R$ 12,00. As pessoas tem até um ano para reivindicar o pagamento, caso contrário a recompensa expirará — para os pontos obtidos, esse prazo é de cinco anos.

Pesquisas distintas

Desde a sua estreia, o Viewpoints tem conduzido diversos programas, cada qual com um foco de pesquisa ou tarefa diferente a ser realizada pelos participantes. Em alguns casos, a atividade consiste em conceder acesso a estatísticas de uso de aplicativos por dispositivos móveis, no intuito de coletar dados sobre o tempo de uso e a integração deles na rotina cotidiana.

Confira as capturas de tela do programa em português:

Já no segmento das pesquisas, as atividades envolvem respostas a questionários sobre o uso individualizado da mídia social (Instagram e Facebook) ou temas relacionados. Há também programas voltados para recomendações, nas quais a ideia é coletar feedback das pessoas, de modo amplo, sobre os produtos utilizados ou impressões sobre alguma plataforma

Continua após a publicidade

Por enquanto, estarão disponíveis apenas os programas de estudos e recomendações para o Brasil e no México. A empresa pretende expandir isso para as outras modalidades no futuro, mas não deu uma previsão de quando poderá ocorrer.

Privacidade garantida, segundo o Facebook

Claro que o compartilhamento de dados tão sensíveis pode acender um alerta para muita gente. É por isso que o Facebook assegura que todas as informações repassadas, como nome, endereço de e-mail, país de residência, data de nascimento e gênero, bem como todas as solicitações adicionais, ficarão restritas a este serviço.

A rede garante não haver compartilhamento com outros apps e nem disponibilização pública dos dados sem que haja permissão expressa. Ao excluir uma conta, tudo que foi informado deve ser deletado junto, destaca a rede social.

Continua após a publicidade

O serviço é aberto para qualquer pessoa com 18 anos ou mais, e é necessário preencher os critérios de elegibilidade de cada programa. Os convites de participação são enviados para o e-mail cadastrado pelo usuário e não há uma opção de escolha. Assim, pode ser que você seja chamado para um levantamento, mas não seja convocado para outro.

Pretende participar do programa Pontos de Vista, do Facebook? Deixe suas impressões nos comentários abaixo.

Fonte: Facebook