Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook verifica página fake de Elon Musk

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Novembro de 2021 às 09h29

Link copiado!

Reprodução/NBC News
Reprodução/NBC News
Elon Musk

Uma página não oficial criada por fãs de Elon Musk, com 153 mil seguidores no Facebook, foi verificada como perfil oficial do executivo da Tesla e da SpaceX. A página não fingia ser Musk e declarava ser um espaço organizado por fãs na descrição. Mesmo assim, o endereço acabou confundido como um perfil legítimo.

O caso ocorreu na última semana e foi reportado pelo site The Verge. Após a publicação da matéria na segunda-feira (1°), a página de fãs se tornou inacessível. Não ficou esclarecido, no entanto, se o Facebook retirou o endereço do ar por violar as diretrizes da rede social ou se os proprietários optaram por torná-lo indisponível.

Continua após a publicidade

Antes de ser encerrada, a página verificada contava com 10 postagens, a primeira publicada em 21 de outubro. A publicação era uma imagem de Musk, usada como foto de perfil.

O mais curioso é que a página não começou como um espaço dedicado a Elon Musk. A guia Transparência do endereço — que mostra o histórico de uma página, por quem ela é gerenciada e se exibe anúncios — revelou que o perfil foi criado em 28 de julho de 2019 com a alcunha “Kizito Gavin”, uma inversão do nome do futebol jogador Gavin Kizito.

A página mudou de nome seis vezes, todas em 2021. Não está claro quando o perfil foi verificado, uma vez que as regras para o processo incluem confirmar a autenticidade da figura pública ou marca que administra o endereço. O processo exige, entre outras etapas, que os administradores compartilhem um documento de identificação oficial com o Facebook.

Fonte: The Verge