Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook proíbe inclusão de seus apps nos smartphones da Huawei

Por| 07 de Junho de 2019 às 11h09

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Fechamos a semana com mais um caso de uma empresa ocidental recusando negócios com a Huawei: segundo reportagem (ainda não comentada oficialmente) publicada pela agência de notícias Reuters, o Facebook vai proibir a gigante chinesa de embutir seus aplicativos nos smartphones que ela produz.

A medida deriva de uma ordem executiva presidencial assinada por Donald Trump em maio deste ano, efetivamente barrando diversas empresas americanas de terem qualquer tipo de relação comercial com a Huawei. Nomes como Google, Intel, Microsoft, ARM e diversas outras já revogaram relações com a empresa em algum grau, que é acusada pelo governo norte-americano de ter laços de espionagem com as autoridades chinesas por meio de seus produtos e equipamentos.

No caso do Facebook, estamos falando de um “meio ban”: a empresa chefiada por Mark Zuckerberg vai proibir que seus apps — WhatsApp, Facebook Messenger e o app oficial do Facebook — venham pré-instalados nos smartphones que a combalida chinesa produz. Embora a medida inclua também suas subsidiárias (como a linha Honor de celulares), usuários proprietários de tais modelos ainda serão capazes de baixar esses mesmos apps manualmente, além de terem acesso às atualizações de segurança promovidas pelo Facebook.

Continua após a publicidade

O “xis da questão”, por assim dizer: atualizações de segurança são comumente distribuídas via Play Store. Em maio, a Google revogou o licenciamento do Android à Huawei e, embora essa ordem tenha sido revertida em uma permissão temporária, o prazo dela vence em agosto deste ano. Em outras palavras: o Facebook pode até permitir atualizações de segurança a usuários da empresa chinesa, porém isso em breve não será possível, independentemente do que a rede social desejar ou não.

A divisão de smartphones da Huawei foi sua principal fonte de receitas em 2018, cortesia de seu amplo crescimento nos mercados europeu e asiático. A fabricante chinesa disse ter antecipado possíveis problemas com o governo americano, negando todas as acusações, mas anunciou que tem desenvolvimentos alternativos ao Android justamente para essa situação. É desejo da empresa, porém, retomar as relações comerciais perdidas: segundo Liang Hua, chairman da empresa, a Huawei estaria disposta a assinar acordos de não-espionagem com os EUA e qualquer outra nação.

A Huawei se posicionou oficialmente sobre o caso por meio da sua assessoria de imprensa nacional. Segue o conteúdo na íntegra:

"O Facebook é um aplicativo de terceiros. Com relação às matérias publicadas pela imprensa, gostaríamos de informar que, como muitos outros aplicativos de acesso público, o Facebook continuará funcionando normalmente nos dispositivos Huawei".

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters