Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook Messenger limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

Por| 04 de Setembro de 2020 às 08h40

Link copiado!

Facebook/reprodução
Facebook/reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook anunciou que seu aplicativo de mensagens instantâneas terá um limite de encaminhamento para cinco contatos. A nova regra para o Messenger segue uma iniciativa já em vigor no WhatsApp visa conter a disseminação de informações falsas, destaca a companhia.

A medida inclui não apenas contatos pessoais como também grupos. Além de reduzir a distribuição de fake news sobre a COVID-19, o Facebook indicou que a decisão foi influenciada também pela proximidade das eleições em diversos países — inclusive o Brasil.

“Estamos aplicando um limite de encaminhamento no Messenger para conter os esforços de quem procura provocar o caos, plantar incerteza e propositadamente minar informações corretas”, declarou a empresa em comunicado.
Continua após a publicidade

Medida teve impacto forte no WhatsApp

No WhatsApp, mensageiro também controlado pelo Facebook, os limites de encaminhamentos foram adotados em 2019. Lá, o número máximo foi definido inicialmente em cinco contatos, sendo reduzido mais tarde para apenas uma pessoa ou grupo — na época, o WhatsApp anunciou que a medida visava desacelerar a disseminação de fake news sobre a COVID-19.

Resta saber se o limite aplicado ao Messenger é apenas um teste e a restrição pode ser ampliada posteriormente, como aconteceu no outro aplicativo. No caso do WhatsApp, a empresa divulgou que a medida reduziu em 70% o número de mensagens “altamente compartilhadas”, sem divulgar os critérios usados para a classificação.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook