WhatsApp começa a limitar encaminhamento de mensagens a até 5 pessoas por vez

Por Wagner Wakka | 17 de Janeiro de 2019 às 18h06
Reprodução
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

O WhatsApp agora limita a quantidade de usuários para os quais uma pessoa pode encaminhar uma mensagem ao mesmo tempo. Com isso, agora é possível compartilhar uma informação com até cinco pessoas de uma só vez. Em testes, o Canaltech testou a mudança com sucesso em três devices diferentes, todos Android.

A novidade não é bem uma exclusividade brasileira. Em julho do ano passado, o WhatsApp havia informado que começaria a testar esta mudança na índia. “Hoje, estamos lançando um teste a fim de limitar o encaminhamento de mensagens e que será aplicado a todos os usuários do WhatsApp. Na Índia, onde as pessoas enviam mais mensagens, fotos e vídeos do que qualquer outro país do mundo, haverá um limite para encaminhamento de mensagens de cinco conversas por vez. Nós também removemos o botão de encaminhamento rápido ao lado de mensagens com arquivo de mídia como parte deste teste”, disse a companhia em post de julho de 2018.

Agora, em atualização lançada nesta quarta (17), a ferramenta passa a limitar também contas brasileiras. Assim, quando se tenta selecionar mais que cinco pessoas para encaminhar uma mensagem, o app envia um pop up impedindo a ação.

Popup impede que usuários mandem mensagens para mais de 5 conversas (Screenshot: Wagner Wakka/Canaltech)

A novidade também pode chegar aos poucos para os usuários. Até o momento, era possível enviar um limite de até 20 mensagens encaminhadas. A plataforma. contudo, manteve a lista de transmissão que permite criar uma lista com até 256 contatos.

Esta mudança pode ter a ver com a relação de notícias falsas enviadas pela rede social. Isso porque, ao derrubar em um quarto na quantidade de pessoas que se pode alcançar por vez, também faz com que o processo de divulgação de mensagens falsas e spam seja mais difícil.

Mesmo utilizando listas, o usuário precisa criar uma nova toda vez que quiser fazer uma transmissão diferente, também tornando a ferramenta impraticável.

A novidade está disponível desde, pelo menos, a versão 2.19.12 do app no Android. O Canaltech buscou contato com o WhatsApp para checar se a mudança é exclusiva para o Brasil e chegará também ao iOS. Atualizaremos esta notícia com mais informações em breve.

Fonte: Blog do WhatsApp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.