Facebook cria anúncio em jornal para informar sobre notícias falsas no WhatsApp

Por Natalie Rosa | 10 de Julho de 2018 às 11h32
Reprodução
Tudo sobre

WhatsApp

Para combater a propagação de notícias falsas no mundo online, o Facebook recorreu aos meios de comunicações tradicionais offline, comprando uma página inteira de jornal para alertar sobre o problema a usuários do WhatsApp.

O caso aconteceu na Índia, país que vem enfrentando graves problemas causados pelas fake news.

Informações falsas sobre crimes graves, como tráfico de mulheres e sequestro de crianças, por exemplo, vêm fazendo a população escolher fazer justiça com as próprias mãos. Linchamentos já causaram a morte de 12 pessoas nos últimos dois meses.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Por isso, o Facebook, que adquiriu o mensageiro em 2014, utilizou o espaço no jornal para oferecer 10 dicas de como identificar as fake news.

Anúncio de uma página inteira sobre como identificar notícias falsas vindas do WhatsApp (Foto: Anuj Srivas)

Entre as dicas, a empresa revela a chegada da nova ferramenta que identifica de quem a mensagem foi encaminhada, o que facilita descobrir qual é a fonte da informação.

A lista também recomenda que o conteúdo seja questionado e checado, e que o usuário identifique fatores que possam indicar que a informação é falsa, como erros ortográficos ou de digitação.

Recomenda-se, ainda, a busca por outras fontes, principalmente se for uma mensagem de algo que parece difícil de acreditar, fazendo também a checagem de links e fotos.

Para finalizar, a empresa diz que é possível bloquear pessoas que estão incomodando com esses tipos de informações e que só porque uma mensagem é compartilhada diversas vezes não significa que ela é verdadeira.

Fonte: Endgaget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.