Existem diferenças entre as versões do WhatsApp para Android e iOS?

Existem diferenças entre as versões do WhatsApp para Android e iOS?

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Novembro de 2021 às 10h09
ccnull.de Bilddatenbank/VisualHunt

Você sabia que existem diferenças entre o WhatsApp para Android e o WhatsApp para iOS? As funções mais importantes geralmente estão presentes nos dois sistemas, e agora também no app para desktop, que fica cada vez mais independente do celular, mas nem todo recurso é levado para ambos os sistemas. Com isso, a experiência com cada dispositivo pode ser bem diferente.

Recentemente, o site WABetaInfo destacou as características exclusivas para cada sistema operacional e, surpreendentemente, elas vão bem além do visual. Confira quais recursos estão disponíveis em só uma plataforma:

Recurso iOS Android
Conferir a pré-visualização de conversas sem ser dedurado Sim Não
Manter mídias (imagens, vídeos e GIFs) no celular mesmo quando são "excluídas para todos" pelo remetente Sim Sim*
Pode desfocar imagens pelas ferramentas de edição Sim Não
Salvar mídias manualmente Sim Não (porém, depende)
Ouvir áudios pelas notificações sem mostrar ao remetente que o conteúdo foi escutado Sim

Não

Conferir o número de chats não lidos dentro de outros chats Sim Não
Baixar imagens de endereços web Sim Não
Recortar vídeos Sim Não
Enviar fotos sem compressão como documento Não Sim
Selecionar todos os chats na tela principal Não Sim

Para algumas das ferramentas, dá para deduzir os motivos que justificam a exclusividade: a pré-visualização de chats e áudios sem o "tique azul", por exemplo, podem ser características herdadas do iOS, enquanto o download de imagens sem compressão tendem a ser resultado da maior liberdade para download de arquivos no Android.

O visual do mensageiro também é bem distinto em cada uma das versões mobile (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Outros recursos, porém, não são exclusivos por razões tão óbvias: por que só dá para desfocar imagens e recortar vídeos a partir do WhatsApp para iOS? Seria essa também uma limitação do sistema operacional ou algo que o mensageiro simplesmente não levou para o sistema do Google?

WhatsApp Desktop logo entrará na lista

Ainda que esteja em evolução discreta e "correndo atrás do prejuízo", o WhatsApp Desktop pode logo entrar nessa lista de recursos únicos. Atualmente, o aplicativo para computador ainda é bastante dependente da versão para celular, mas a conexão em múltiplos dispositivos o distancia cada vez mais do correspondente mobile.

Criador de figurinhas do WhatsApp é exclusivo da versão desktop e web — talvez, para sempre (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Uma das diferenças atuais é o criador/editor de figurinhas nativo lançado na semana passada. O recurso permite que usuários enviem qualquer imagem que esteja no computador como uma sticker, enriquecendo o catálogo de expressões sem precisar de um aplicativo alternativo como acontece no celular.

Não existe previsão para o lançamento do recurso no app para smartphone, mas a ferramenta pode ser exclusiva do PC por limitações técnicas, assim como deve acontecer com o download de imagens sem compressão no Android.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.