7 erros comuns ao colocar respostas rápidas no WhatsApp Business

7 erros comuns ao colocar respostas rápidas no WhatsApp Business

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 16 de Maio de 2022 às 21h30
Divulgação/WhatsApp

Através das respostas rápidas do WhatsApp Business, é possível criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como fotos e vídeos, que são enviadas com mais frequência para os clientes — um recurso muito útil para aqueles que lidam com muitas mensagens de clientes no mensageiro.

No entanto, não são raros os casos em que cometemos alguns equívocos e a mensagem não é salva. Pensando nisso, o Canaltech separou uma lista com 7 erros comuns ao configurar as respostas rápidas na plataforma. Confira abaixo quais e como evitá-las!

1. Há um limite de respostas rápidas

Caso não saiba, há um limite de respostas automáticas que você pode salvar: o máximo é de 50. Portanto, fique atento e não tente salvar mais do que o valor estipulado.

2. Cada resposta rápida possui um limite de caracteres

Outro fator a ser considerado é que cada resposta rápida tem um tamanho específico. Vendo por esse lado, não crie respostas rápidas que tenham mais do que 25 caracteres.

3. Não deixe atalhos em branco

Se você deixar o campo de texto do atalho em branco, ao clicar em “Salvar”, o recurso não será salvo. É necessário ter pelo menos uma palavra no campo para que ele seja salvo.

4. Atenha-se ao formato dos atalhos

Os atalhos que você configura possuem um formato específico: além deles não poderem incluir espaço, todos devem começar com uma barra (/). Portanto, siga sempre o modelo /atalho para salvar seus atalhos, bem como acessá-los.

Confira uma lista com alguns erros comuns ao colocar respostas rápidas no WhatsApp Business (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Fique atento à quantidade de palavras-chave

Além dos itens listados acima, é preciso ficar atento à quantidade por resposta, já que há um limite de três palavras-chave para cada.

6. Use o formato correto de palavras-chave

Assim como as respostas, as palavras-chave também possuem um formato correto. Então, não inclua espaços ou caracteres especiais, já que só são aceitos apenas letras e números.

7. Cuidado com o tamanho das palavras-chave

Como nas respostas rápidas, as palavras-chave também possuem um tamanho específico. Sendo assim, cada palavra-chave pode ter até 15 caracteres, não ultrapasse esse limite.

Como colocar respostas rápidas no WhatsApp Business

Com isso em mente, confira abaixo o passo a passo para configurar respostas rápidas no WhatsApp Business:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business, toque nos “Três pontos” situado no canto superior direito da tela e, no menu aberto, selecione “Ferramentas comerciais”;

  2. Na área “Conversa” selecione “Respostas rápidas”. Lembre-se que, nesta mesma aba, é possível criar uma mensagem de saudação ou boas vindas e outra de ausência, caso você necessite de uma;

  3. Toque no ícone "+" no canto inferior direito para adicionar uma nova resposta rápida;

  4. Feito isso, escreva um atalho para a resposta, preencha o campo da resposta, insira até três palavras-chave e toque em “Salvar” no canto superior direito;

  5. Para acessar as respostas rápidas, abra uma conversa, digite a barra e, com o menu aberto, você poderá usar alguma das opções salvas. Ao selecionar um atalho, o campo da mensagem é preenchido automaticamente.
Acesse as configurações para colocar resposta rápida no WhatsApp Business de forma rápida e prática (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Por que não consigo salvar uma resposta rápida?

Se você não consegue salvar uma resposta rápida, é porque provavelmente se esqueceu de verificar alguns dos itens listados acima. Por precaução, volte e revise todos os itens da resposta rápida antes de salvá-la.

Por que não consigo acessar uma resposta rápida?

Verifique se salvou a resposta ou se até mesmo se a salvou com a grafia correta. Caso não esteja conseguindo acessar a resposta através do atalho salvo, digite apenas o ícone de barra (/) e veja a lista com todas as respostas salvas e confirme se ela está lá.

A partir de agora, se você usa muito as redes sociais para se comunicar com seus clientes, já sabe que usar respostas rápidas é mais simples do que aparenta, especialmente porque você tem certeza de que não vai cometer mais alguns erros comuns.

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