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7 erros comuns ao colocar respostas rápidas no WhatsApp Business

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Maio de 2022 às 21h30

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Divulgação/WhatsApp
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Através das respostas rápidas do WhatsApp Business, é possível criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como fotos e vídeos, que são enviadas com mais frequência para os clientes — um recurso muito útil para aqueles que lidam com muitas mensagens de clientes no mensageiro.

No entanto, não são raros os casos em que cometemos alguns equívocos e a mensagem não é salva. Pensando nisso, o Canaltech separou uma lista com 7 erros comuns ao configurar as respostas rápidas na plataforma. Confira abaixo quais e como evitá-las!

1. Há um limite de respostas rápidas

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Caso não saiba, há um limite de respostas automáticas que você pode salvar: o máximo é de 50. Portanto, fique atento e não tente salvar mais do que o valor estipulado.

2. Cada resposta rápida possui um limite de caracteres

Outro fator a ser considerado é que cada resposta rápida tem um tamanho específico. Vendo por esse lado, não crie respostas rápidas que tenham mais do que 25 caracteres.

3. Não deixe atalhos em branco

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Se você deixar o campo de texto do atalho em branco, ao clicar em “Salvar”, o recurso não será salvo. É necessário ter pelo menos uma palavra no campo para que ele seja salvo.

4. Atenha-se ao formato dos atalhos

Os atalhos que você configura possuem um formato específico: além deles não poderem incluir espaço, todos devem começar com uma barra (/). Portanto, siga sempre o modelo /atalho para salvar seus atalhos, bem como acessá-los.

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5. Fique atento à quantidade de palavras-chave

Além dos itens listados acima, é preciso ficar atento à quantidade por resposta, já que há um limite de três palavras-chave para cada.

6. Use o formato correto de palavras-chave

Assim como as respostas, as palavras-chave também possuem um formato correto. Então, não inclua espaços ou caracteres especiais, já que só são aceitos apenas letras e números.

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7. Cuidado com o tamanho das palavras-chave

Como nas respostas rápidas, as palavras-chave também possuem um tamanho específico. Sendo assim, cada palavra-chave pode ter até 15 caracteres, não ultrapasse esse limite.

Como colocar respostas rápidas no WhatsApp Business

Com isso em mente, confira abaixo o passo a passo para configurar respostas rápidas no WhatsApp Business:

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  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business, toque nos “Três pontos” situado no canto superior direito da tela e, no menu aberto, selecione “Ferramentas comerciais”;

  2. Na área “Conversa” selecione “Respostas rápidas”. Lembre-se que, nesta mesma aba, é possível criar uma mensagem de saudação ou boas vindas e outra de ausência, caso você necessite de uma;

  3. Toque no ícone "+" no canto inferior direito para adicionar uma nova resposta rápida;

  4. Feito isso, escreva um atalho para a resposta, preencha o campo da resposta, insira até três palavras-chave e toque em “Salvar” no canto superior direito;

  5. Para acessar as respostas rápidas, abra uma conversa, digite a barra e, com o menu aberto, você poderá usar alguma das opções salvas. Ao selecionar um atalho, o campo da mensagem é preenchido automaticamente.

Por que não consigo salvar uma resposta rápida?

Se você não consegue salvar uma resposta rápida, é porque provavelmente se esqueceu de verificar alguns dos itens listados acima. Por precaução, volte e revise todos os itens da resposta rápida antes de salvá-la.

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Por que não consigo acessar uma resposta rápida?

Verifique se salvou a resposta ou se até mesmo se a salvou com a grafia correta. Caso não esteja conseguindo acessar a resposta através do atalho salvo, digite apenas o ícone de barra (/) e veja a lista com todas as respostas salvas e confirme se ela está lá.

A partir de agora, se você usa muito as redes sociais para se comunicar com seus clientes, já sabe que usar respostas rápidas é mais simples do que aparenta, especialmente porque você tem certeza de que não vai cometer mais alguns erros comuns.