Pixel 4 terá limite de armazenamento no Google Fotos. iPhones, não

Por Fidel Forato | 19 de Outubro de 2019 às 14h40

Espaço para armazenar fotos do smartphone nunca é o suficiente, ainda mais para os aficionados em fotografia e aqueles que escolhem o novo aparelho celular, principalmente, pelas qualidades da câmera. Nessa história, espaço ilimitado e gratuito no Google Fotos sempre foi um atrativo a mais para os usuários de celulares da linha Pixel, desenvolvidos pelo próprio Google. Mas, estranhamente, armazenar as fotos, em qualidade original e de forma gratuita, não será um benefício para os compradores do recém-lançado Pixel 4.

Invés de acesso ilimitado ao Google Fotos, o Google inclui período de testes de três meses de seu serviço de assinatura nas compras do Pixel 4. Dessa maneira, e empresa espera transferir os proprietários do novo Pixel, que devem precisar de espaço para backups, em assinantes recorrentes de mais um de seus serviços. Ou seja, é uma questão de estratégia comercial.

Pixel 4 em ação

A ironia de tudo isso é que os usuários de iPhones, grande concorrente da empresa, devem ter acesso a armazenamento ilimitado e gratuito de fotos na qualidade original no Google Fotos, graças a uma brecha no formato. A configuração padrão em que fotos de iPhones são salvas é HEIC / HEIF, introduzido junto do iOS 11.

Nesse formato, os consumidores da Apple devem utilizar o serviço de forma ilimitada. Isso porque, caso o Google Fotos tentasse compactar essas imagens, a foto resultante ocuparia mais espaço do que a original, ao invés de menos. Dessa maneira, o Google não precisará mais compactar e processar todas as bilhões de fotos de backup dos iPhones

Assim, a Apple economiza milhões de dólares para o Google ao tirar suas fotos no formato HEIC, que menor que o JPEG; isso, por sua vez, beneficia seus próprios usuários, que ganham backups gratuitos, na qualidade original. Ponto importante é que essa brecha se aplica apenas às fotos, pois todos os vídeos são salvos em uma resolução de 1080p.

Infelizmente, não há a opção no Pixel 4 para salvar fotos no HEIC / HEIF e aproveitar o mesmo truque do iPhone. O Google Fotos, que já vem pré-instalado em aparelhos Android, pode ser baixado de maneira gratuita na App Store.

Fonte: 9to5Mac; The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.