Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em testes, Instagram volta a mostrar número de likes - e temos uma teoria!

Por| 28 de Novembro de 2019 às 21h50

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Instagram

Depois de anunciar o fim dos likes no app em julho deste ano, primeiro no Canadá e depois no Brasil, o Instagram volta a mostrar os números de curtidas nas fotos e vídeos para alguns usuários. Mas o fato curioso é que não são em todas as mídias postadas que a contagem de likes voltou a aparecer.

Desde outubro, alguns usuários da rede social já comentavam no Twitter que o número de likes tinha voltado. E como é característico da rede do passarinho azul, em tom de ironia. Vale comentar que na época da retirada das curtidas, o Instagram afirmou que a mudança era uma maneira de tornar o uso do serviço mais saudável, sem que seus usuários se sentissem em uma competição e que isso deveria reduzir a pressão por resultados.

Continua após a publicidade

Em comunicado ao Canaltech, o Instagram informou que “ouvimos da nossa comunidade que o número de curtidas pode ser uma boa fonte para identificar tendências e grandes momentos culturais e, por isso, iniciamos uma nova fase do teste para observar outras maneiras de exibir o número de curtidas e entender como isso afeta a experiência da comunidade do Instagram.”

Como o fim das curtidas sempre se tratou de uma análise e um experimento para entender como os usuários reagiriam, em um prazo estipulado de tempo, faz sentido um novo teste. Agora, com as curtidas aparecendo de acordo com critérios, aparentemente, aleatórios, precisamos descobrir o que o Instagram pretende.

Teoria da volta dos likes

O retorno dos likes podem estar associado à queda de engajamento que a rede social sentiu após a mudança em uma das suas principais características. Sempre foi uma prática comum acompanhar as curtidas em uma publicação.

Continua após a publicidade

Como apontou um estudo desenvolvido pela Celebryts - startup especializada em marketing de influência -, o fim das curtidas visíveis, via app, na rede social reduziu o nível de engajamento dos usuários com as postagens do Instagram. Segundo a pesquisa, a ação gerou uma queda de 11% no total de curtidas e de 13% no número de comentários publicados nas postagens dos seguidores.

Como falado, os likes só voltaram a aparecer em algumas fotos ou vídeos, aparentemente desconectados entre si. Uma teoria é que as curtidas só apareçam em posts que tiveram mais de mil curtidas. Pelo menos, foi essa resposta que encontramos para a questão, analisando posts do Instagram, como o CanalTech que teve 479 curtidas e, por isso, o número não aparece via app.

Caso a teoria se confirme, a escolha de só mostrar a contagem de likes a partir das mil curtidas mantém o Instagram alinhado com os seus princípios, quando, em um primeiro momento, ocultou esses números, preocupado com a saúde mental de seus usuários. De maneira geral, pode-se considerar que a partir dessa quantidade de likes o usuário seja um influenciador ou pelo menos um microinfluenciador.

Continua após a publicidade

Como esses usuários, utilizam a rede social de maneira mais profissional, produzindo conteúdos, inclusive para marcas, e rentabilizando suas contas, a liberação da visualização de curtidas pode ficar limitada a eles. E isso inclui o bônus e o ônus de ter essa funcionalidade reativada.

No entanto, a história dos likes deve estar bem longe de seu fim. Afinal, foi há menos de 15 dias que as curtidas desapareceram para os usuários, em nível global, via app, segundo anúncio da companhia. Isso significa que mais testes serão feitos, antes que uma medida definitiva seja tomada.