Em breve, WhatsApp web e para desktop funcionarão sem depender do celular

Em breve, WhatsApp web e para desktop funcionarão sem depender do celular

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2021 às 09h15
Imagem: 2dsight/Envato Elements

O WhatsApp para computador pode não mais precisar depender de um celular para funcionar em breve. A versão de testes do mensageiro antecipou a preparação do suporte para múltiplos dispositivos conectados à mesma conta simultaneamente — e isso permitiria que o usuário da versão web ou desktop não precisasse mais do aparelho para conversar.

A novidade se apoia exatamente na sincronização de dados entre dispositivos. A ferramenta teria um grande papel na independência do WhatsApp para PC, mantendo conversas iguais nos demais computadores vinculados e no app mobile, assim que ficasse online.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atualmente, a versão de PC funciona de uma forma curiosa: o mensageiro para desktop utiliza o celular como meio para enviar mensagens, servindo apenas como “ponto de entrada” para visualizar e redigir conteúdo. O app mobile cuida do envio das mensagens para o contato selecionado e, normalmente, a experiência é bem satisfatória e sem atrasos, contudo implica em certas limitações.

Uma delas está na dependência da conectividade do smartphone para continuar o diálogo: o PC precisa que o aparelho esteja conectado à internet para manter as conversas. Quando o Wi-Fi cai, o PC tem seu estado congelado, sem poder dar sequência às conversas de nenhuma forma — mesmo se ainda estiver online pelo cabo ethernet, por exemplo.

WhatsApp em todos os lugares

Um anúncio discreto e parte do código do mensageiro antecipa que o login em múltiplos dispositivos pode chegar em breve e ele seria focado inicialmente na versão de PC, permitindo que ele funcione livre da conexão do celular.

(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A conta poderia funcionar em até quatro aparelhos simultaneamente e o celular assumiria o papel de “gerente” para as demais entradas no mensageiro — bem como acontece hoje. A partir dele, seria possível controlar as demais conexões e adicionar outras, provavelmente através do mesmo método atual via QR code.

Não há previsão para que a novidade chegue para todo mundo. Felizmente, ela deve estar disponível para Android e iOS no futuro e também compatível com perfis do WhatsApp Business.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.