Publicidade

Duolingo muda tela inicial do aplicativo para facilitar o aprendizado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Maio de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/Duolingo
Divulgação/Duolingo

O Duolingo anunciou uma importante reformulação no design, a maior mudança já feita na história do aplicativo. A principal mudança é a simplificação da interface para novos alunos para melhorar a experiência de aprendizado.

A partir de agora, o aplicativo deve apresentar um formato de guias com informações úteis para orientar quem está chegando ao programa. A tela inicial, apontada como um dos locais que precisavam ser melhoradas, passou a ter instruções mais claras. Quem não estava familiarizado com o Duolingo podia encontrar certa dificuldade em entender o funcionamento, que é "gamificado" e bem diferente de outras plataformas de idiomas.

Continua após a publicidade

Recursos do app, como as "Histórias", passaram a ser posicionados no caminho principal de aprendizado e não mais como extras. Na avaliação do Duolingo, isso deve ajudar a desenvolver habilidades de leitura e compreensão auditiva.

O conteúdo das aulas seguem iguais, mas as lições foram ordenadas para o aluno aprender uma mistura de conceitos — anteriormente, o app apenas recomendava esse método de aprendizado, mas agora é o padrão. As aulas passaram a ser agrupadas em unidades menores para reduzir o tempo de estudo necessário em cada atividade.

Quem já estudava pelo método antigo pode ficar tranquilo, porque todo o progresso foi preservado. Se houver alguns níveis de habilidade ainda não concluídos, o programa poderá retomar de um ponto anterior para o usuário completar.

Continua após a publicidade

Experiência aprimorada

A plataforma também promete uma experiência de aprendizado mais simplificada, com aprimoramentos que devem melhorar o nível de conhecimento e deve ajudar os desenvolvedores do app a aprimorar a eficácia do ensino. Foram nove meses de pesquisa com usuários para entender quais as dificuldades e assim aprimorar as coisas com base nos feedbacks recebidos.

O Duolingo recorreu aos seus especialistas em aprendizado e linguística para colocar em prática as melhorias sugeridas e criar um direcionamento para a evolução do produto. O novo visual era ainda mais simplista e direto ao ponto, logo deve ajudar bastante os novatos a se familiarizarem com a plataforma.

Continua após a publicidade

A atualização será lançada gradualmente para os 40 milhões de alunos ao longo das próximas semanas, portanto você deverá atualizar o app e torcer para ser contemplado. O programa é gratuito e possui sistemas de assinaturas para quem deseja ter uma experiência diferenciada.