Duolingo lança retrospectiva de 2022 e revela frase do ano
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Duolingo lançou o recurso de retrospectiva, publicou um relatório com informações gerais e revelou a frase do ano de 2022. "Please don't cancel my plans" (Por favor, não cancele os meus planos, em português) foi escolhida como o principal reflexo do sentimento geral deste ano.
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A frase escolhida está presente no curso de inglês e relacionada ao retorno da "vida normal". A ideia é pedir a uma entidade superior para nada atrapalhar o planejamento deste ano, o primeiro após quase dois anos de distanciamento e medidas restritivas.
Com a vacinação e queda inicial da covid-19, muita gente voltou a planejar viagens ou atividades com mais pessoas. Porém, outros fatores colocaram os planos em risco: cancelamento de voos, desastres naturais, guerra na Ucrânia, covid-19 retornando e custos de viagens elevados.
O Duolingo lançou também uma experiência de retrospectiva individual chamada Year in Review (Resumo do Ano, em português), que permite descobrir como foi a sua atividade de aprendizado ao longo do ano. Funciona como as ferramentas do Spotify e do Deezer, porém voltada para o ensino de idiomas.
Ao acessar o recurso, você poderá saber em qual das oito diferentes personas ficou enquadrado neste ano. A análise considera dados como horas gastas estudando, total de cursos realizados, tempo destinado à prática e outras curiosidades. Essas informações são dispostas em cartões personalizados que podem ser compartilhados nas redes sociais.
Retrospectiva 2022 do Duolingo
Além da frase de 2022, o Duolingo também lançou a terceira edição do seu relatório global de idiomas, que analisa tendências e práticas do estudo de idiomas dos alunos do app. Esse é um material interessante porque costuma refletir o comportamento mundial das pessoas, geralmente afetado por acontecimentos de escala internacional.
Neste ano, foram gastas mais de 1 bilhão de horas (aproximadamente 41 milhões de dias) no aplicativo e concluídas mais de 14 bilhões de lições. Esses números são referentes a quase 32 bilhões de cadastrados no app que estavam aprendendo 24 bilhões de palavras de um idioma estrangeiro.
“Identificamos padrões fascinantes em nossos dados de aprendizado de idiomas, à medida que as pessoas voltavam aos horários e hábitos pré-pandêmicos. Por exemplo, quando estudantes e nômades digitais se aventuraram novamente, vimos o aumento de países estudando seus próprios idiomas pela primeira vez desde o início da pandemia”, explicou a cientista sênior de aprendizado e editora de conteúdo de aprendizado do Duolingo, Cindy Blanco.
Segundo Cindy, se houver um aumento nas viagens globais, é provável que haja maior crescimento no interesse pelo estudo de idiomas. Muita gente faz cursos básicos no Duolingo para viajar com mais confiança para o exterior.
Dados curiosos da retrospectiva do Duolingo
- Língua ucraniana em alta. Mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo começaram a estudar ucraniano como uma demonstração de solidariedade após a invasão da Rússia em fevereiro, tornando-se o curso que mais cresceu neste ano. O ucraniano também foi o idioma que mais cresceu no Brasil em 2022, um aumento de 352% comparado ao ano anterior. Isso fez com que o idioma saísse do 37º lugar em 2021 para o 21º em 2022;
- Inglês continua como o idioma mais popular do mundo. A parte curiosa é que a língua ocupa o segundo lugar nos Estados Unidos, onde todos os moradores a falam de modo nativo — possivelmente, pode haver alguma ligação com a quantidade de imigrantes que o país recebe;
- Os dez idiomas mais estudados globalmente são, respectivamente: inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, italiano, coreano, chinês, russo, hindi. No Brasil, sem nenhuma surpresa, o inglês é a língua preferida dos estudantes;
- Os idiomas mais populares no Brasil são os mesmos em 2022 e em 2021. No ano passado, o português ultrapassou o alemão no 5º lugar e continua com mais alunos de português do que de alemão no país. Esse caso é parecido com os Estados Unidos e possivelmente tem relação com o aumento das viagens, seja para negócios ou para a entrada dos nômades digitais;
- O padrão de aprendizado de línguas no Brasil é igual em todos os estados brasileiros: inglês, espanhol e francês;
- Após o ucraniano, a segunda língua que mais cresceu no Brasil este ano foi o Alto Valiriano, idioma fictício de Game of Thrones e House of The Dragon;
- O turco foi o quarto idioma de crescimento mais rápido em 2022 — havia sido o 1º lugar no ano passado —, o que revela uma tendência de aprendizado do idioma pelos alunos brasileiros. Provavelmente existem alguns fatores importantes para isso: a forte presença da Turquia na alimentação, a grande quantidade de turcos vivendo no Brasil, as novelas e séries brasileiras (que quase sempre tem turcos) e questões culturais ou familiares.
Tendências de idiomas para 2023
Segundo o Duolingo, 2023 será o ano do "Viajante Confiante". Isso significa que muita gente deve voltar a viajar para o exterior, impulsionando o aprendizado de idiomas estrangeiros. Os brasileiros devem viajar mais com motivação de aprendizado do que alunos dos Estados Unidos, Argentina, México e Japão.
Dados do app mostram que o reforço escolar (34%) é a principal razão pelo qual os moradores daqui estudam idiomas no Duolingo. Neste quesito, houve um aumento de aproximadamente 3 pontos percentuais de um ano para outro. A ideia é usar uma ferramenta gratuita e acessível para aprimorar ou praticar o que aprendem nas salas de aula.
Quanto à idade, o serviço afirma haver mais adolescentes aprendendo idiomas no Brasil do que a média global. Isso se deve, provavelmente, ao grande número de pessoas que usam o programa como reforço escolar. Apesar disso, há mais brasileiros na casa dos 40 anos estudando idiomas do que a média global.
São Paulo lidera a pesquisa de alunos mais dedicados: 1,3 bilhão de minutos estudando em 2022, ou seja, mais de 950 mil dias inteiros aprendendo idiomas. Depois dos paulistas, o ranking segue com Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.
"Proporcionar uma educação de qualidade é um dos principais objetivos do Duolingo, e com o nosso relatório anual conseguimos observar a jornada de aprendizado dos usuários, aprimorando ainda mais nossas lições e cursos", conclui a diretora de marketing do Duolingo no Brasil, Analigia Martins.