Publicidade

Duolingo lança retrospectiva de 2022 e revela frase do ano

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/Duolingo
Divulgação/Duolingo

O Duolingo lançou o recurso de retrospectiva, publicou um relatório com informações gerais e revelou a frase do ano de 2022. "Please don't cancel my plans" (Por favor, não cancele os meus planos, em português) foi escolhida como o principal reflexo do sentimento geral deste ano.

A frase escolhida está presente no curso de inglês e relacionada ao retorno da "vida normal". A ideia é pedir a uma entidade superior para nada atrapalhar o planejamento deste ano, o primeiro após quase dois anos de distanciamento e medidas restritivas.

Com a vacinação e queda inicial da covid-19, muita gente voltou a planejar viagens ou atividades com mais pessoas. Porém, outros fatores colocaram os planos em risco: cancelamento de voos, desastres naturais, guerra na Ucrânia, covid-19 retornando e custos de viagens elevados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Duolingo lançou também uma experiência de retrospectiva individual chamada Year in Review (Resumo do Ano, em português), que permite descobrir como foi a sua atividade de aprendizado ao longo do ano. Funciona como as ferramentas do Spotify e do Deezer, porém voltada para o ensino de idiomas.

Ao acessar o recurso, você poderá saber em qual das oito diferentes personas ficou enquadrado neste ano. A análise considera dados como horas gastas estudando, total de cursos realizados, tempo destinado à prática e outras curiosidades. Essas informações são dispostas em cartões personalizados que podem ser compartilhados nas redes sociais.

Retrospectiva 2022 do Duolingo

Além da frase de 2022, o Duolingo também lançou a terceira edição do seu relatório global de idiomas, que analisa tendências e práticas do estudo de idiomas dos alunos do app. Esse é um material interessante porque costuma refletir o comportamento mundial das pessoas, geralmente afetado por acontecimentos de escala internacional.

Neste ano, foram gastas mais de 1 bilhão de horas (aproximadamente 41 milhões de dias) no aplicativo e concluídas mais de 14 bilhões de lições. Esses números são referentes a quase 32 bilhões de cadastrados no app que estavam aprendendo 24 bilhões de palavras de um idioma estrangeiro.

“Identificamos padrões fascinantes em nossos dados de aprendizado de idiomas, à medida que as pessoas voltavam aos horários e hábitos pré-pandêmicos. Por exemplo, quando estudantes e nômades digitais se aventuraram novamente, vimos o aumento de países estudando seus próprios idiomas pela primeira vez desde o início da pandemia”, explicou a cientista sênior de aprendizado e editora de conteúdo de aprendizado do Duolingo, Cindy Blanco.

Continua após a publicidade

Segundo Cindy, se houver um aumento nas viagens globais, é provável que haja maior crescimento no interesse pelo estudo de idiomas. Muita gente faz cursos básicos no Duolingo para viajar com mais confiança para o exterior.

Dados curiosos da retrospectiva do Duolingo

  1. Língua ucraniana em alta. Mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo começaram a estudar ucraniano como uma demonstração de solidariedade após a invasão da Rússia em fevereiro, tornando-se o curso que mais cresceu neste ano. O ucraniano também foi o idioma que mais cresceu no Brasil em 2022, um aumento de 352% comparado ao ano anterior. Isso fez com que o idioma saísse do 37º lugar em 2021 para o 21º em 2022;
  2. Inglês continua como o idioma mais popular do mundo. A parte curiosa é que a língua ocupa o segundo lugar nos Estados Unidos, onde todos os moradores a falam de modo nativo — possivelmente, pode haver alguma ligação com a quantidade de imigrantes que o país recebe;
  3. Os dez idiomas mais estudados globalmente são, respectivamente: inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, italiano, coreano, chinês, russo, hindi. No Brasil, sem nenhuma surpresa, o inglês é a língua preferida dos estudantes;
  4. Os idiomas mais populares no Brasil são os mesmos em 2022 e em 2021. No ano passado, o português ultrapassou o alemão no 5º lugar e continua com mais alunos de português do que de alemão no país. Esse caso é parecido com os Estados Unidos e possivelmente tem relação com o aumento das viagens, seja para negócios ou para a entrada dos nômades digitais;
  5. O padrão de aprendizado de línguas no Brasil é igual em todos os estados brasileiros: inglês, espanhol e francês;
  6. Após o ucraniano, a segunda língua que mais cresceu no Brasil este ano foi o Alto Valiriano, idioma fictício de Game of Thrones e House of The Dragon;
  7. O turco foi o quarto idioma de crescimento mais rápido em 2022 — havia sido o 1º lugar no ano passado —, o que revela uma tendência de aprendizado do idioma pelos alunos brasileiros. Provavelmente existem alguns fatores importantes para isso: a forte presença da Turquia na alimentação, a grande quantidade de turcos vivendo no Brasil, as novelas e séries brasileiras (que quase sempre tem turcos) e questões culturais ou familiares.

Tendências de idiomas para 2023

Continua após a publicidade

Segundo o Duolingo, 2023 será o ano do "Viajante Confiante". Isso significa que muita gente deve voltar a viajar para o exterior, impulsionando o aprendizado de idiomas estrangeiros. Os brasileiros devem viajar mais com motivação de aprendizado do que alunos dos Estados Unidos, Argentina, México e Japão.

Dados do app mostram que o reforço escolar (34%) é a principal razão pelo qual os moradores daqui estudam idiomas no Duolingo. Neste quesito, houve um aumento de aproximadamente 3 pontos percentuais de um ano para outro. A ideia é usar uma ferramenta gratuita e acessível para aprimorar ou praticar o que aprendem nas salas de aula.

Quanto à idade, o serviço afirma haver mais adolescentes aprendendo idiomas no Brasil do que a média global. Isso se deve, provavelmente, ao grande número de pessoas que usam o programa como reforço escolar. Apesar disso, há mais brasileiros na casa dos 40 anos estudando idiomas do que a média global.

Continua após a publicidade

São Paulo lidera a pesquisa de alunos mais dedicados: 1,3 bilhão de minutos estudando em 2022, ou seja, mais de 950 mil dias inteiros aprendendo idiomas. Depois dos paulistas, o ranking segue com Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.

"Proporcionar uma educação de qualidade é um dos principais objetivos do Duolingo, e com o nosso relatório anual conseguimos observar a jornada de aprendizado dos usuários, aprimorando ainda mais nossas lições e cursos", conclui a diretora de marketing do Duolingo no Brasil, Analigia Martins.