Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DuckDuckGo ganha IA com tecnologia do ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2023 às 14h26

Link copiado!

VisualHunt/ijclark
VisualHunt/ijclark

Nesta quarta-feira (8), o DuckDuckGo apresentou a DuckAssist, uma inteligência artificial capaz de responder perguntas em forma de conversa natural. O assistente dará respostas rápidas com conteúdo da Wikipédia em moldes semelhantes às do ChatGPT e do novo Bing, mas sem abrir mão da privacidade, um dos pilares mais importantes da companhia.

De acordo com a DuckDuckGo, o assistente virtual responde questionamentos do usuário "escaneando um conjunto específico de fontes" (por enquanto, somente Wikipédia e outros sites relacionados, como Britannica) aproveitando o mecanismo de indexação nativo do buscador. As respostas são sucintas e não dispensam o acesso ao artigo completo, mas podem solucionar dúvidas rápidas com praticidade.

Continua após a publicidade

O DuckAssist usa tecnologia da OpenAI e da Anthropic para gerar as respostas em linguagem natural. O assistente é totalmente gratuito e, diferente do Bing da Microsoft, não requer que o usuário faça login para utilizá-lo, sendo totalmente integrado ao DuckDuckGo Private Search.

"Este é o primeiro de uma série de recursos generativos assistidos por IA que esperamos lançar nos próximos meses. Queríamos que o DuckAssist fosse o primeiro porque achamos que ele pode ajudar imediatamente os usuários a encontrar respostas para o que procuram mais rapidamente", explicou a empresa no anúncio.

Primeiro, a ferramenta passará por um estágio de experimentação. A companhia ressalta que o DuckAssist deve ser acionado especificamente quando a pergunta do usuário tenha uma resposta direta nos sites consultados, como "O que é um mecanismo de busca?". Acrescentar o termo "Wiki" ou "Wikipédia" à busca aumenta as chances de a IA aparecer.

Continua após a publicidade

Quase todo o conhecimento do DuckAssist é baseado no conteúdo baixável da Wikipédia mais recente (atualmente, semanas desatualizado). Portanto, não espere que a IA do DuckDuckGo consiga responder questionamentos para fatos recentes, por exemplo as notícias do dia.

IA deve ser precisa, mas não perfeita

O DuckAssist usará conteúdo fornecido por uma quantidade limitada de fontes, o que deve diminuir a frequência de "alucinações" (quando a IA apresenta respostas erradas). Além disso, toda resposta será acompanhada pelo link do artigo da Wikipédia, então o usuário terá total liberdade para conferir o conteúdo na íntegra.

Mesmo assim, a DuckDuckGo ressalta que "espera que a IA cometa erros". "O DuckAssist não vai gerar respostas precisas todas as vezes", pontuou a empresa. "Imprecisões podem acontecer se nossa função de relevância estiver desativada, omitindo involuntariamente frases-chave ou se houver um erro subjacente no material de origem fornecido", acrescentou.

Continua após a publicidade

A IA do DuckDuckGo pode errar principalmente em perguntas mais complexas "simplesmente porque seria difícil para qualquer ferramenta resumir as respostas nesses casos", explicaram os criadores.

Durante o período de testes, o DuckAssist será acompanhado de perto pela firma, mas a empresa pede para que os testadores forneçam feedback sobre a ferramenta especialmente durante a experimentação.

Disponibilidade

O DuckAssist será disponibilizado exclusivamente em inglês neste primeiro momento. O assistente com IA poderá ser consultado no navegador da empresa para iOS, Android e Mac, mas também nas extensões para Firefox, Chrome e Safari. Se os testes correrem bem, mais usuários receberão acesso ao recurso nas próximas semanas.

Continua após a publicidade

Caso as respostas do DuckAssist não forem desejadas, o usuário pode desabilitá-lo manualmente. A função é conhecida no buscador como "Instant Answers" ("Respostas instantâneas", em tradução livre) — ao desligar o recurso, porém, todas as respostas rápidas são desativadas.