Qual é o melhor: OneDrive, Google Drive ou Dropbox?
Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 11 de Março de 2022 às 16h55
É provável que você já conheça os principais serviços de armazenamento em nuvem. Mas, afinal, qual é o melhor? OneDrive, Google Drive e Dropbox competem diretamente, cada um com seus prós e contras. E, como em toda briga de gigantes, sempre tem um que se destaca.
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Nessa análise são considerados diversos fatores, como recursos, compatibilidade, espaço de armazenamento, ferramentas de colaboração, além do preço dos planos pagos. Antes de prosseguir, é importante esclarecer que cada serviço possui suas particularidades. Logo, a melhor opção para o usuário dependerá também das suas necessidades.
OneDrive
Serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, o OneDrive funciona muito bem com outros aplicativos e sistemas da empresa — o que, naturalmente, inclui o próprio Windows e soluções populares como o Teams. Como parte do Microsoft 365, essa é uma solução interessante para usuários que já possuem o pacote.
A partir dessa facilidade, usuários podem editar documentos simultaneamente. A opção de compartilhamento, aliás, opera sem tropeços. Além de mostrar os acessos no documento e mudanças em tempo real, as edições são salvas automaticamente no OneDrive. O serviço também é vinculado ao Skype, o que facilita a exibição de documentos salvos.
Ainda que a integração seja um ponto forte, não há o que se falar sobre aplicativos de terceiros. A opção, quando existe, é limitada à versão corporativa do serviço. Como se isso não bastasse, a integração costuma partir dos próprios apps de terceiros — semelhante ao que ocorre no Google Drive e no Dropbox.
Quanto à interface, o OneDrive não oferece a melhor experiência de todas. A aparência ultrapassada do serviço, sobretudo na versão para PC, pode afastar alguns usuários de primeira. Ainda que esse seja um problema notável, ele não supera o bom funcionamento do serviço.
O armazenamento é de apenas 5 GB no plano gratuito. Se o usuário quiser mais espaço, ele tem três opções de planos por assinatura:
- OneDrive individual: inclui acesso ao OneDrive e 100 GB por R$ 9,00;
- Microsoft 364 Personal: inclui todos os aplicativos do ecossistema por R$ 359,00 anuais;
- Microsoft 364 Family: segue a mesma lógica da opção anterior, mas com 6 TB para até seis pessoas. O custo é de R$ 449,00 ao ano.
Dropbox
Essa é a única opção da lista que não possui um sistema amplo de aplicativos. Por essa razão, aqui não existe a facilidade de criar um documento e, automaticamente, salvá-lo na nuvem. Isso ocorre, por exemplo, com a ferramenta Documentos do Google Drive e o Microsoft Word no OneDrive. Ainda que o Dropbox tenha alguns programas nativos, eles servem a funções diferentes.
Para alguns, isso é um forte ponto negativo. Mas não se engane: o Dropbox se destaca justamente pela sua ferramenta de colaboração. O sistema de armazenamento, inclusive, funciona muito bem com arquivos dos seus concorrentes.
Além disso, alternar entre documentos é uma tarefa simples: o usuário pode passear facilmente entre arquivos do Microsoft e do Google. Mas, para que o sistema opere corretamente, o e-mail cadastrado em cada serviço deve ser um só.
Quanto à integração com aplicativos externos, o Dropbox oferece diversas opções através da sua loja exclusiva. Nela, é possível soluções que vão desde plataformas como Trello, passam pelo Canva e chegam ao AutoCAD. Além disso, o serviço apresenta uma interface funcional, mas que não impressiona.
No plano gratuito, o usuário recebe míseros 2 GB de armazenamento. Logo, se você quiser usar o serviço, é quase mandatório assinar algum plano pago. Infelizmente, os preços não são nada amigávei.
- Pacote Plus: plano individual de 2.000 GB por US$ 11,99 mensais;
- Pacote Family: plano para até 6 usuários de 2.000 GB por US$ 19,99 mensais;
- Pacote Profissional: individual de 3.000 GB por US$ 19,99 mensais;
- Pacote Profissional Standard: para equipe com mais de 3 integrantes de 5.000 GB por US$ 15 por usuário;
- Pacote Profissional Advanced: para equipes a partir de 3 pessoas com armazenamento ilimitado. Essa opção custa U$ 25 por usuário.
Google Drive
O Google Drive talvez seja a opção mais fluída e simples de toda a lista. Naturalmente, ele é integrado a outros apps do ecossistema do Google (aqui, ferramentas do Workspace também entram para a dança). Se você usa o Gmail, ficará satisfeito em saber que é possível anexar arquivos diretamente da nuvem.
A integração do serviço é excelente em diversos aspectos. Felizmente, isso inclui apps de terceiros. Em razão disso, a solução sai na frente do OneDrive e até mesmo do Dropbox, que possui opções menos populares em sua loja particular.
O recurso de colaboração do Google Drive compete bem com os demais. O usuário consegue visualizar quem está no documento, as modificações em tempo real e o histórico de alterações feitas no arquivo. Quando parte do Google Workspace, o serviço tem um desempenho ampliado e permite que colaboradores editem arquivos através de outros apps do ecossistema.
Com uma interface limpa e intuitiva, o Google Drive também chama a atenção pelo armazenamento gratuito que oferece: incríveis 15 GB e, para e-mails corporativos, o dobro de espaço. Os planos pagos não oferecem quantidades assustadoras de espaço livre, como o Dropbox. Da mesma forma, os valores também não espantam o usuário.
- Plano Básico: são 100 GB para uma única pessoa por apenas R$ 6,99 mensais;
- Plano Padrão: é oferecido o dobro de espaço por R$ 9,99 mensais;
- Plano Premium: 2 TB de armazenamento sob o custo de R$ 34,99 por mês.
Afinal, OneDrive, Google Drive ou Dropbox?
Infelizmente, a resposta para essa pergunta é a mais clássica possível: depende de quem está contratando. Se você busca um armazenamento mais robusto para uso pessoal, o Google Drive é o mais adequado. Essa também é a resposta correta se você quer unir eficácia e economia. No trio, o serviço possui os valores iniciais mais baixos.
Para uso empresarial, o OneDrive e o Dropbox parecem mais adequados devido às soluções corporativas. O Dropbox, aliás, é perfeito para quem não deseja se preocupar com espaço, já que oferece um plano com armazenamento ilimitado.
O serviço da Microsoft também funciona para quem gosta do ecossistema de aplicativos da empresa. Afinal, ao assinar os pacotes mais amplos, o usuário tem acesso às principais soluções de uma só vez. Ainda que os valores pareçam altos, o Onedrive é o único disponível em lojas como o Magalu com preços mais baixos do que no site oficial.
Fonte: Cliudwards