Dica de app: saia do sofá e comece a correr com o 5K Runner

Por Redação

Praticar exercícios físicos não só faz bem para a saúde, melhorando a qualidade de vida, como também aumenta sua produtividade no trabalho. No entanto, romper a barreira inicial de sair do sedentarismo pode ser um desafio e tanto que acaba por manter muita gente no sofá. Se "entrar para a academia" está na sua lista de ano novo já há alguns réveillons e você até agora não conseguiu marcar como concluído, bem-vindo ao clube.

Muitas vezes a falta de tempo para entrar na academia e, principalmente, a ausência de instruções específicas de um profissional acabam por desanimar, até porque simplesmente sair correndo não ajuda muito e você vai se cansar rápido. A tecnologia está aí para facilitar nossas vidas e os smartphones têm se mostrado ferramentas excelentes para ajudar na hora da prática de esportes, já que possuem sensores de movimento e localização embutidos, permitindo acompanhar e registrar suas atividades.

Existem diversos aplicativos que ajudam a praticar esportes e hoje falaremos do 5K Runner, criado por uma startup israelense e que está dando o que falar por aí, já tendo sido instalado por mais de 4 milhões de usuários. O app oferece um programa de treinamento extremamente simples e que não desgasta muito nem toma seu precioso tempo. Chamado C25K (Couch to 5K, ou "Do sofá a 5 km" na tradução livre), o programa leva qualquer um a correr 5 quilômetros em 8 semanas. A melhor parte é a frequência: apenas 3 dias de corrida por semana.

5K Runner iPhone

5K Runner

5K Runner

A interface do app é bem intuitiva e fornece todas as informações necessárias. Os treinamentos são feitos através da alternância entre corrida e caminhada e tudo é dividido nas 8 semanas necessárias para concluir o programa. Cada semana, por sua vez, é dividida em 3 dias de treinamento e as sessões duram, em média, 30 minutos.

Ao iniciar uma sessão, você primeiro deve caminhar por 5 minutos para aquecer o corpo. O aplicativo dá instruções visuais e sonoras sobre o que está sendo feito e também do próximo exercício - principalmente o tempo de execução e o quanto falta. Tudo é apresentado em uma espécie de linha do tempo horizontal, que permite acompanhar o progresso visualmente. Como a tela fica ligada e você pode acabar esbarrando em algo sem querer, existe um botão com cadeado que "bloqueia" a tela contra toques, exibindo apenas as informações necessárias.

5K Runner

5K Runner

5K Runner

Alternância entre corrida (esq) e caminhada (dir).

Então basta seguir as instruções na tela - após aquecer, o app vai mandar correr por 1 minuto; passado esse tempo, ele avisa para caminhar por 1 minuto e meio, seguido de corrida por mais um minuto, e por aí vai. Ao longo das semanas o tempo de corrida e caminhada vai se alternando, mas sempre utilizando essa combinação.

5K Runner

5K Runner

5K Runner

Além dos exercícios, o 5K Runner possui um histórico completo das suas atividades e cada sessão tem todas as informações guardadas. Através do GPS, ele marca seu percurso e você pode acompanhar todo o progresso bem de perto.

A Fitness22, desenvolvedora do app, também possui diversos outros apps voltados a exercícios bem específicos, como flexões, abdominais, pernas, glúteos, etc. Além do 5K Runner, a empresa também possui o 10K Runner, seu próximo desafio após concluir os 5 quilômetros.

O app está disponível para Android (Play Store, gratuito) e para iPhone (App Store, US$ 3, com uma versão gratuita para teste).

qr code

Código QR para Android

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.