Dica de app: gerencie equipes e projetos facilmente com o Trello

Por Muni Perez

Gerenciar projetos em equipe pode ser, na maioria das vezes, uma dor de cabeça, com incontáveis e-mails, mensagens, ligações, planilhas e papéis que não acabam. Para solucionar este problema existem diversas opções de software, e o Trello se destaca pela quantidade de recursos e simplicidade de uso.

O serviço oferece uma plataforma completa para a organização de projetos. Suas duas principais características são a sincronização na nuvem entre vários dispositivos e a possibilidade de trabalhar de forma colaborativa com outros usuários, ou seja, gerenciando uma equipe remotamente.

A interface é organizada em Quadros, que são os projetos. Para iniciar um novo arquivo, basta adicionar um novo quadro, atribuir um nome e pronto. Cada quadro, por sua vez, é composto por Listas. Para cada etapa do seu trabalho você pode adicionar quantas quiser.

Trello Inicial

As listas também possuem suas divisões internas, e cada item é chamado de Cartão - é neles que você coloca o que deve ser feito. Cada cartão possui diversas informações: as principais são o nome e um texto descritivo, mas há muito mais além disso. Você pode definir vários checklists e cada um com seus respectivos itens. O progresso de cada Card que possui checklists é exibido na tela inicial é assim você sabe com rapidez o andamento dos projetos.

Trello Checklists

Na versão para tablets, há alguns ícones na barra superior de ferramentas (a interface muda um pouco no smartphone, mas os símbolos são os mesmos). O "like" é um sistema de voto para que todos os colaboradores curtam ou não determinado cartão; o segundo é um relógio para você configurar um prazo para entrega; o terceiro são as etiquetas, que permitem a divisão dos cartões por grupos de cores se isso for facilitar sua organização; e o último é a ferramenta colaborativa para a adição de outros usuários ao projeto.

Trello Visao Geral

No botão de Menu temos outras opções. "Copiar Link" gera um link para que o cartão e projeto como um todo possam ser acessados pelo navegador por qualquer pessoa que possua o mesmo. É importante destacar que é necessário mudar a visibilidade do projeto todo clicando no menu do Quadro, e depois em "Particular" - agora o link estará acessível inclusive a visitantes não cadastrados. O segundo item é Assinar, em que você passa a receber notificações cada vez que alguma alteração é feita no Cartão. As demais funções são autoexplicativas: Duplicar, Mover, Arquivas e Excluir.

Trello

A visão geral do Quadro possui outras funcionalidades como Pesquisa, uma lista para alternar quadros e todas as notificações recebidas no projeto. Nas opções você também pode mudar vários aspectos do projeto, como Organização, visibilidade, membros, comentários e votações.

O Trello é gratuito para praticamente tudo o que você precisar. Existem planos pagos e com preços bem acessíveis que oferecem recursos extras, mas com a versão grátis já da para colocar tudo em prática, sem limitações. Você também pode dar uma olhada em nossa outra dica sobre atalhos de teclado para o Trello.

O Trello esta disponível para Android (Play Store), iOS (App Store) e Windows 10, além da versão web que pode ser acessada de qualquer navegador.

qr code

Código QR para Android