Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia Internacional da Cerveja: os melhores apps para os apaixonados pela gelada

Por| Editado por Bruno Salutes | 06 de Agosto de 2021 às 13h45

Link copiado!

Amie Johnson/Unsplash
Amie Johnson/Unsplash

Na primeira sexta-feira de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Cerveja em mais de 50 países. A bebida, que faz a alegria de pessoas de todo o mundo, recebeu uma data especial em 2007, quando um grupo de amigos percebeu que há datas especiais para tantas coisas, mas que a celebração da "gelada" não fazia parte de qualquer calendário. Se você quer levar a sua paixão pela cerveja no celular, alguns apps podem te ajudar.

História da cerveja

A cerveja realmente merece uma atenção especial. De acordo com historiadores, a bebida nasceu há, aproximadamente, 6 mil anos, na região da Mesopotâmia com os Sumérios. Ao que tudo indica, a primeira cerveja do mundo foi feita por acidente, mas documentos afirmam que o povo sumério se alegrava com uma bebida fermentada feita de cereais em 2100 a.C. A partir de então, diversas culturas incluíram a cerveja em sua dieta, como os egípcios e os iberos. Mais tarde, durante a Idade Média, os monastérios receberam a iguaria e se tornaram fabricantes da bebida.

Continua após a publicidade

No Brasil, a história da cerveja teve início em 1637, quando Maurício de Nassau e o cervejeiro Dirck Dicx desembarcaram no país. Em 1640, a primeira cervejaria foi montada, mas a popularização da bebida só foi alcançada em 1808, com a chegada da família real portuguesa em solo brasileiro.

Apesar da venda da bebida nos anos anteriores, foi em 1836 que a fabricação de cerveja teve início oficial no Brasil. A propaganda do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro daquela época anunciava: “Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita, número 86, da Cervejaria Brazileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo".

O povo brasileiro também se encantou com a cerveja. Nas prateleiras dos mercados, são disponibilizadas marcas tradicionais e opções artesanais. Muitos entusiastas gostam de apreciar estilos diferentes e, em alguns casos, até criam a própria bebida. Você faz parte desse grupo? Então confira os melhores apps para quem ama uma boa gelada!

Continua após a publicidade

1. Untappd

O Untappd funciona como uma rede social para amantes da cerveja. Com um perfil criado no aplicativo, é possível enviar pedidos de amizade, encontrar cervejarias e eventos próximos, visualizar quais marcas estão em alta e registrar os seus rótulos favoritos.

Continua após a publicidade

A movimentação do perfil acontece a partir dos check-ins de cerveja. Essa avaliação é feita com nota, uso de tags para definir o sabor, espaço para comentários e informações sobre a dose e onde a bebida foi consumida. Conexões da rede podem interagir com a publicação e há a possibilidade de marcar amigos.

O aplicativo possui uma extensa base de dados sobre cervejarias e rótulos. Na tela inicial de pesquisa, existem atalhos para encontrar as bebidas com melhor avaliação na sua região e globalmente. Com o uso da localização do seu aparelho, inclusive, o Untappd exibe cervejarias próximas e eventos agendados.

2. Zé Delivery

Continua após a publicidade

Lançado pela Ambev, o Zé Delivery é um aplicativo dedicado à venda de bebidas a partir de distribuidoras próximas ao seu local. O app utiliza preços fixos nos itens e faz a conexão com estabelecimentos para concluir o processo de entrega em sua casa.

A seção de cervejas no cardápio é dividida entre marcas e possui latas, garrafas e growlers de chopp. Em seguida, basta adicionar os itens aos carrinho, preencher o endereço e finalizar a compra. Por padrão, as bebidas são entregues geladas, mas há a opção de solicitar a entrega na temperatura ambiente no campo de anotações do pedido.

Continua após a publicidade

O Zé Delivery disponibiliza opções de pagamento pelo próprio aplicativo, com cadastro de cartão de crédito, ou no momento da entrega. Para a segunda opção, há a possibilidade de escolher entre dinheiro ou cartão. Na tela principal do app, é possível encontrar cupons e ofertas promocionais com frequência.

3. Qual cerveja compensa?

  • Compatibilidade:Android
  • Preço: gratuito

Na hora de escolher sua cerveja, pode surgir a dúvida entre comprar a lata ou a garrafa. As prateleiras dos mercados oferecem modelos em diferentes tamanhos e, consequentemente, diferentes preços. Para saber qual tem o melhor custo-benefício, vale a pena usar a calculadora do app “Qual cerveja compensa?”, disponível para Android.

Continua após a publicidade

O aplicativo possui uma interface muito simples e faz o cálculo do melhor custo-benefício, considerando o valor do litro para cada produto. Basta informar os valores de cada lata ou garrafa para fazer a consulta, e o app informa qual modelo tem um valor menor por litro.

A ferramenta ainda permite cadastrar outras medidas, como garrafas de 600 ml e barris. Na tela de confirmação do cálculo, é possível compartilhar o resultado em outras plataformas.

4. Lamas Brew Tool

Continua após a publicidade

Muitas pessoas tratam a cerveja como um verdadeiro hobby, o que inclui apreciar diferentes estilos e até mesmo criar o próprio modelo em casa. Com a facilidade para comprar insumos e produtos específicos, é comum que entusiastas tentem montar um rótulo artesanal próprio. Nesse cenário, o Lamas Brew Tool é um aplicativo que pode te ajudar com os primeiros passos.

O app disponibiliza diversas ferramentas para controlar a sua receita, converter medidas e cronometrar processos da criação de uma cerveja artesanal própria. É possível consultar informações como o teor alcoólico, a quantidade de ingredientes necessária, a densidade ideal e outros dados importantes para quem se aventura com a cervejaria.

Continua após a publicidade

Além das ferramentas de cálculo e conversão, o aplicativo oferece acesso rápido à loja online da plataforma do Lamas, que vende insumos e artigos para produção de cerveja. Há, ainda, uma aba para conteúdo educativo.

5. Tabela Periódica da Cerveja 

  • Compatibilidade:Android
  • Preço: gratuito

Se você quer descobrir os estilos de cerveja de uma forma diferente, a recomendação é usar o Tabela Periódica da Cerveja. O app utiliza o artefato das aulas de química para trazer os principais estilos e famílias da bebida.

Continua após a publicidade

Ao navegar pela tabela, basta tocar em um dos itens para visualizar as informações detalhadas de cada estilo. Os quadros exibem detalhes como o teor alcoólico, origem, nível de amargor, cor, densidade e um exemplo famoso. Os itens são divididos entre as famílias mais populares, como Ale, Lager e Bock.

Além da tabela, o aplicativo permite fazer uma busca específica por filtros. Para isso, é necessário preencher as informações sobre fermentação e família para, em seguida, encontrar os itens compatíveis com cada consulta.

É importante ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas é proibido para menores de 18 anos.

Continua após a publicidade

Fonte: Saint Bier