Desmascarado esquema que cria tarifa dinâmica artificial entre Ubers

Por Redação | 04 de Agosto de 2017 às 10h11
Tudo sobre

Uber

A Uber estabelece a tarifa dinâmica em seu serviço de transporte para determinados horários do dia em que a demanda está muito alta, como, por exemplo, em horários de pico no trânsito das grandes cidades ou em dias de chuva. No entanto, a tarifa dinâmica vem sendo cobrada quando supostamente não deveria devido a um esquema combinado entre motoristas para forçar a cobrança artificialmente.

Grupos de motoristas combinam entre si para ficarem offline ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de carros disponíveis e, consequentemente, fazendo com que os algoritmos do app entendam que a demanda está maior do que a oferta. Logo, entra em vigor a tarifa mais alta assim que eles retornam online para iniciar uma corrida.

Isso comprovadamente vem acontecendo em Londres e Nova Iorque, depois que pesquisadores da Warwick Business School e da New York University analisaram 1.012 postagens no Uberpeople.net — um fórum frequentado por motoristas do serviço que não é administrado oficialmente pela Uber. Ali, as publicações revelaram a conspiração entre motoristas para diminuir a oferta de carros em uma determinada área e horário.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Apesar de esse tipo de esquema já ter sido denunciado também em outras partes do mundo, como aqui no Brasil, a Uber afirma que esse comportamento não é recorrente, sequer permitido, e alegou utilizar mecanismos que previnem que isso aconteça.

Fonte: O Globo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.