Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desmascarado esquema que cria tarifa dinâmica artificial entre Ubers

Por| 04 de Agosto de 2017 às 10h11

Link copiado!

Desmascarado esquema que cria tarifa dinâmica artificial entre Ubers
Desmascarado esquema que cria tarifa dinâmica artificial entre Ubers
Tudo sobre Uber

A Uber estabelece a tarifa dinâmica em seu serviço de transporte para determinados horários do dia em que a demanda está muito alta, como, por exemplo, em horários de pico no trânsito das grandes cidades ou em dias de chuva. No entanto, a tarifa dinâmica vem sendo cobrada quando supostamente não deveria devido a um esquema combinado entre motoristas para forçar a cobrança artificialmente.

Grupos de motoristas combinam entre si para ficarem offline ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de carros disponíveis e, consequentemente, fazendo com que os algoritmos do app entendam que a demanda está maior do que a oferta. Logo, entra em vigor a tarifa mais alta assim que eles retornam online para iniciar uma corrida.

Isso comprovadamente vem acontecendo em Londres e Nova Iorque, depois que pesquisadores da Warwick Business School e da New York University analisaram 1.012 postagens no Uberpeople.net — um fórum frequentado por motoristas do serviço que não é administrado oficialmente pela Uber. Ali, as publicações revelaram a conspiração entre motoristas para diminuir a oferta de carros em uma determinada área e horário.

Apesar de esse tipo de esquema já ter sido denunciado também em outras partes do mundo, como aqui no Brasil, a Uber afirma que esse comportamento não é recorrente, sequer permitido, e alegou utilizar mecanismos que previnem que isso aconteça.

Continua após a publicidade

Fonte: O Globo