Publicidade

Deezer quer levar tecnologia que identifica músicas por IA a outras plataformas

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Deezer
Divulgação/Deezer

A Deezer anunciou nesta quinta-feira (29) que vai disponibilizar sua ferramenta de detecção de músicas geradas por Inteligência Artificial (IA) para outras plataformas de streaming e para a indústria musical, um ano após seu lançamento interno. O objetivo é combater fraudes em streams e proteger a remuneração de artistas humanos.

Em 2025, a tecnologia da Deezer detectou e rotulou mais de 13,4 milhões de faixas geradas por IA. Embora representem apenas 3% do total de streams, até 85% dessas reproduções foram consideradas fraudulentas, enquanto a fraude geral no catálogo da plataforma alcançou 8%. 

Para combater a prática, todas as músicas identificadas como fraudulentas são desmonetizadas, e faixas 100% geradas por IA são rotuladas e excluídas das recomendações algorítmicas e editoriais. A Deezer define como fraudulenta qualquer atividade que gere streams falsos, geralmente por meio de bots, com o objetivo de desviar royalties de artistas humanos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a Deezer, a tecnologia passou por testes bem-sucedidos com organizações do setor, como a Sacem, sociedade francesa que representa mais de 300 mil criadores. A ferramenta também é utilizada pela Billboard para identificar faixas geradas por IA em seus rankings.

Como funciona a tecnologia que identifica músicas por IA?

A tecnologia da Deezer utiliza modelos de análise de áudio em larga escala para diferenciar músicas humanas de criações sintéticas. Alimentada por dados proprietários e pesquisa premiada, a ferramenta apresenta 99,8% de precisão e taxa de falsos positivos inferior a 0,01%.

O sistema é capaz de processar mais de 150 mil entregas diárias, identificar músicas geradas por modelos, como Suno e Udio, e adaptar-se a novas ferramentas de geração de IA. Um dos avanços da tecnologia é a “generalização aprimorada”, que permite detectar faixas de IA mesmo sem um conjunto de dados específico para treinamento.

A tecnologia é oferecida via API e fornece resultados prontos para aplicação de políticas, painéis intuitivos e trilhas de auditoria, permitindo que plataformas e distribuidores apliquem regras de moderação, visibilidade e pagamento.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Beatles ganha Grammy com música feita por IA | CT NEWS | #shorts