Dados de usuários do ChatGPT não serão vendidos para anunciantes, afirma OpenAI
Por Bruno De Blasi | •

A OpenAI prometeu que não vai vender dados de usuários do ChatGPT para anunciantes. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (16), durante a estreia do novo experimento que vai levar anúncios para a plataforma de inteligência artificial (IA).
- ChatGPT vai mostrar anúncios e você só escapará pagando planos mais caros
- Qual é o limite para gerar imagens no ChatGPT gratuito? Entenda
“Mantemos suas conversas com o ChatGPT privadas e nunca vendemos seus dados a anunciantes”, disse a empresa liderada por Sam Altman em nota à imprensa.
Ainda de acordo com a companhia, as campanhas não vão influenciar as respostas. Além disso, os usuários poderão desativar a personalização e limpar os dados usados para anúncios a qualquer momento.
“Sempre ofereceremos uma maneira de não ver anúncios no ChatGPT, incluindo um plano pago sem anúncios”, informou a OpenAI.
Anúncios no ChatGPT
A declaração ocorreu em meio ao novo teste do ChatGPT, que vai levar anúncios para contas com o plano grátis ou Go, modalidade mais acessível do serviço. A começar pelos usuários dos Estados Unidos, que terão acesso ao experimento a partir das próximas semanas.
Dessa forma, para remover as campanhas publicitárias, será preciso assinar o ChatGPT Plus, Pro, Business ou Enterprise.
A atualização ocorre pouco mais de um mês depois que a OpenAI negou os relatos de que o experimento já estava em andamento. Meses antes, o CEO Sam Altman chegou a apontar que não era contrário à ideia de ter publicidade em apps.
Não há previsão para o início do experimento no Brasil.
Leia mais:
- O que é Gemini Gems? Veja como criar 'especialistas de IA personalizados'
- O ChatGPT Go vale a pena? Tudo o que você precisa saber sobre o plano de IA
- Quanto custa assinar todas as IAs no Brasil?
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?