Publicidade

Criminosos estão orquestrando ações para desestabilizar o Caixa Tem, diz governo

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Caixa
Divulgação/Caixa
Tudo sobre Caixa Econômica Federal

O governo federal afirma ter identificado uma “ação orquestrada” de criminosos cibernéticos para desestabilizar o funcionamento do Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica Federal (CEF) usado para resgatar o benefício do Auxílio Emergencial.

De acordo com fontes citadas pelo UOL, uma das ações organizadas envolveu o uso de bots (robôs) para disseminar falsas mensagens dizendo que o aplicativo estaria com problemas para exibição do saldo disponível na conta dos usuários.

O general Oliveira Freitas, assessor especial de Segurança da Informação do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), confirmou que o número de incidentes registrados e tentativas de fraudes sempre aumenta na véspera de pagamento do auxílio. Tais investidas são identificadas e armazenadas pelo Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o órgão, um dos golpes mais comuns envolve a disseminação de apps falsificados infectados com malwares.

“Nós divulgamos apenas dados genéricos para não estimular a prática. Mas sabemos que quando começou esse processo o número de ataques ao sistema aumentou muito. Quando se detecta indício de crime informa-se à Polícia Federal que toma as providências cabíveis”, afirmou Oliveira à UOL. Procurada pelo veículo, a CEF informou que a consulta de saldo “está funcionando normalmente no CAIXA Tem e não houve registro de intermitência na função do aplicativo”.

Fonte: UOL