Cowork do Claude ganha plugins para personalizar o agente de IA
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

O Cowork do Claude, assistente de inteligência artificial (IA) da Anthropic que utiliza agentes para atuar como companheiro de trabalho do usuário, agora conta com o recurso de plugins. Com eles, é possível personalizar ainda mais a IA para a realização de tarefas no computador.
- Testamos o Cowork: o agente de IA do Claude promete, mas tem ressalvas
- Como usar o Cowork do Claude? Veja quem já tem acesso ao novo recurso de IA
O objetivo é que os usuários utilizem os plugins para adaptar o assistente às demandas específicas de diferentes áreas de trabalho, como vendas, finanças, marketing e jurídico. Eles podem ser totalmente personalizados com base em três pilares:
- Habilidades: fornecem instruções passo a passo para que o assistente saiba como agir dentro de um plugin específico, como um focado em vendas, por exemplo;
- Comandos: atalhos ativados por meio do uso de “/”, que indicam ao Cowork qual deve ser sua próxima ação;
- Conectores: opção que permite ao Claude se conectar a aplicativos externos para executar tarefas, como Google Docs e Slack.
De acordo com a Anthropic, as habilidades dos plugins são aprimoradas a cada interação realizada, fazendo com que o assistente se torne um “especialista multifuncional”.
Plugins disponibilizados
Neste primeiro momento, os usuários podem instalar 11 plugins criados e disponibilizados gratuitamente pela Anthropic. São eles:
- Produtividade
- Busca corporativa
- Criação de plugins
- Vendas
- Finanças
- Dados
- Jurídico
- Marketing
- Suporte ao cliente
- Gestão de produtos
- Pesquisa em biologia
Além disso, os plugins criados com o recurso “Criação de plugins” podem ser compartilhados com a equipe do Claude. Eles passam por uma análise e, caso aprovados, podem ser incluídos na plataforma.
Disponibilidade
O recurso de plugins ainda está em fase beta, mas já pode ser testado por usuários que têm acesso à ferramenta. No entanto, vale ressaltar que o Cowork do Claude ainda possui algumas restrições de acesso.
Uma delas é o fato de estar disponível apenas para assinantes do plano Max do Claude no macOS. Diante disso, o preço é outro fator a ser considerado: a assinatura do plano Max custa a partir de US$ 100 por mês (cerca de R$ 540 na cotação atual).
Demais usuários que queiram acessar o Cowork precisam se cadastrar na lista de espera (docs.google.com/forms/) e aguardar uma fase futura de liberação.
Leia mais:
- 5 artefatos do Claude que você precisa conhecer
- Quais são os modelos do Claude? Entenda as diferenças entre Haiku, Sonnet e Opus
- Como funcionam os projetos do Claude? Função ajuda a organizar os chats da IA
VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?