Publicidade

Controlar a personalização da busca do Google vai ficar um pouco mais fácil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Setembro de 2021 às 17h04

Link copiado!

(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
Tudo sobre Google

O Google é mundialmente reconhecido por trabalhar para entregar resultados precisos e personalizados. Como considera localização e histórico de pesquisa, os resultados podem ser apresentados sob medida, o que deixa muita gente insegura sobre a privacidade.

Para tentar oferecer mais controle sobre os dados acessados, o buscador agora adicionou um botão no aplicativo para desativar os resultados personalizados. Ao pressioná-lo, você será direcionado para um link que leva uma página da web associada à conta do Google.

Continua após a publicidade

Este recurso não é exatamente novo, mas antes ele ficava escondido entre as dezenas de configurações relacionadas à segurança e privacidade. Com a atualização do app, no entanto, ela vira um botão com muito mais visibilidade.

É importante ressaltar que tal adição pode tornar a busca menos efetiva, afinal a pesquisa traz como resultados vários serviços vinculados, como mapas, localização, estabelecimentos próximos, preenchimento automático, respostas personalizadas do Gmail e outras recomendações inspiradas na sua atividade. Infelizmente, o buscador não dá opção de somente desativar algumas, por isso você liga tudo ou desativa tudo.

A atualização começou a ser entregue na versão do app do Google 12.36 para Android, mas tratar-se de uma mudança no lado do servidor. Por isso, a tendência é de o recurso ser disponibilizado para todos, independentemente do sistema operacional e sem a necessidade de atualizar o aplicativo.

Fonte: 9to5Google