Conteúdo adulto do Tumblr começa a ser eliminado hoje, 17

Por Rafael Arbulu | 17 de Dezembro de 2018 às 14h32
Tudo sobre

Tumblr

Saiba tudo sobre Tumblr

Ver mais

Fiel à sua palavra, a Tumblr começa a remover hoje todo o conteúdo adulto de sua plataforma — seja ele explícito ou implícito. A medida, originalmente anunciada no último dia 3, reflete uma mudança nas políticas e termos de uso do Tumblr e pode ou não ter a ver com a remoção de seu app oficial da Appstore, o marketplace digital para dispositivos iOS. A Tumblr não confirma nem nega a relação entre a exclusão do app e do conteúdo adulto, mas “estranhamente”, assim que a medida foi anunciada, o aplicativo voltou à loja da Apple.

Todos os posts que estejam categorizados ou tagueados como “Explícito” já estão escondidos da visualização do app, e a plataforma diz que todas as mídias que mostrem “atos sexuais, genitálias expostas e mamilos femininos” seguirão o mesmo caminho. Posts que estão passando por apelação (ou seja, requisição de revisão pelos usuários e autores) também serão escondidos, mas podem voltar caso a Tumblr considere a eliminação indevida.

Tumblr começa hoje a eliminar conteúdo adulto de sua plataforma; usuários criticam a medida e postam tutoriais de como migrar material para outros locais

Os usuários da plataforma criticaram a empresa quase que imediatamente após o anúncio da medida, com alguns publicando guias de como exportar seus conteúdos para o Github e outros atacando a prática da empresa de limitar apenas “mamilos femininos” e mantendo os masculinos, dizendo que, no que tange à diversidade sexual, essa divisão pode ser confusa para o caso de posts relacionados ao público genderfluid e outros canais que fujam à rotulação sexual binária.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em comunicado, a Tumblr reconheceu as dificuldades da medida, mas insistiu em sua aplicação: “Sentimos muito por esta não ser uma transição mais simples e sabemos que podemos fazer um trabalho melhor em explicar o que estamos fazendo”. A mudança, segundo a empresa, será um processo lento, que envolverá a demarcação e ocultação de bilhões de GIFs, videos e fotos.

Tudo indica que esse assunto ainda vai render, até mesmo porque a Tumblr não parece ter o devido controle do que é ou não é “explícito”: nas últimas semanas, posts com cães, gatos e outros animais, ou mesmo com um mínimo de pele à mostra (como desfiles de Fashion Weeks em vários locais do mundo) foram marcados e posteriormente ocultados.

App do Tumblr voltou ao iOS depois da medida de banimento a conteúdos adultos ter sido anunciada (Captura de Imagem: Patricia Gnipper/Canaltech)

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.