Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça os novos recursos do Google Fotos

Por| 29 de Maio de 2015 às 13h38

Link copiado!

Conheça os novos recursos do Google Fotos
Conheça os novos recursos do Google Fotos
Tudo sobre Google

Confirmando rumores que surgiram no início da semana, o Google anunciou a nova versão do seu aplicativo Fotos. O serviço foi reformulado e agora oferece armazenamento gratuito e ilimitado de fotos e vídeos com até 16 megapixels e resolução de 1080p. A novidade está disponível em versões para web, Android e iOS.

Para o armazenamento ilimitado, o Google utiliza um recurso de compressão automática das fotos com mais de 16 megapixels, mas a empresa afirma que o tipo de compressão criado não apresenta perdas de qualidade notáveis para o olho humano (mesmo quando utilizamos o zoom). Quem preferir manter o tamanho original das imagens, também pode, mas nesse caso terá direito a apenas 15GB de armazenamento gratuito – com a opção de fazer um plano pago de US$ 2 por mês para até 100GB e US$ 10 por mês para 1TB.

O update do aplicativo traz ainda uma série de novos recursos, com o foco principal voltado para a facilidade no compartilhamento, hospedagem e edição de fotos e vídeos. Os procedimentos agora estão mais rápidos e dinâmicos, com a possibilidade de sincronizar automaticamente e fazer backup das imagens na nuvem a partir do seu computador, smartphone ou tablet.

Fotos e vídeos salvos também podem facilmente ser compartilhados nas redes sociais ou mensageiros com o auxílio do app, além da possibilidade de gerar um link específico para o conteúdo desejado – um recurso que facilita o envio de um álbum de fotos para os amigos que não têm o aplicativo, por exemplo.

Continua após a publicidade

Ferramentas de edição

Algumas ferramentas básicas de edição também foram incluídas na nova versão do aplicativo, como saturação, brilho, cor, filtros e autoajuste.

Continua após a publicidade

O aplicativo também cria colagens automaticamente a partir de fotos que ele reconhece como relacionadas. O recurso "Animação" permite criar GIFs animados a partir de fotos escolhidas no seu gadget.

Já a opção “Filmes” permite que o próprio usuário crie um filme com a edição automática, para isso basta escolher alguns vídeos e fotos e deixar o restante por conta do Google. Antes de salvar o filme, você pode alterar o estilo, a música e as fotos usadas. Você pode selecionar até 50 fotos e vídeos para fazer parte do filme.

Outro recurso que também merece destaque é o chamado "Histórias". Com ele, suas melhores fotos são automaticamente escolhidas e organizadas em uma linha do tempo divertida e dinâmica para mostrar os destaques de uma viagem ou evento, por exemplo. Você também pode escolher as suas fotos prediletas e criar histórias super personalizadas. Você pode alterar o título de uma história, a foto de capa, adicionar um local, legendas, entre outros detalhes. Nesse link é possível ver um exemplo de como funciona a novidade.

Continua após a publicidade

Organização e pesquisa automáticas

Um dos diferenciais do novo Google Fotos é a avançada opção de pesquisa e organização do app. Agora é possível ver todas as suas fotos organizadas por pessoas, lugares e coisas. Pesquise o que você lembra em uma foto, sem a necessidade de usar descrições.

O Google Fotos permite usar a barra de pesquisa para encontrar fotos de acordo com palavras-chave específicas – mesmo que você não tenha adicionado nenhuma tag. Quer encontrar fotos do seu cachorro? Basta digitar "cachorro" na barra de pesquisa e automaticamente o app exibirá todas as fotos que a ferramenta de reconhecimento facial entende como cachorros. É como ter uma espécie de Google Imagens dentro do seu dispositivo móvel.

Continua após a publicidade

Libere espaço automaticamente no seu gadget

Se o Google Fotos detectar que o seu smartphone está com pouco espaço de armazenamento, ele vai oferecer um botão capaz de limpar o dispositivo e se livrar de todas as fotos que já estão armazenadas na nuvem.

Imagem: Reprodução (Twitter / Pete Pachal)

Continua após a publicidade

O Google já deixou bem claro que a sua missão é organizar as informações do mundo. Agora, o Google Fotos é um dos exemplos mais fortes de que a empresa pode alcançar esse objetivo, pelo menos em níveis individuais. Em uma era em que o armazenamento na nuvem é barato e as câmeras estão presentes em todos os lugares, a nova versão do aplicativo do Google parece uma ótima solução para organizar nossos álbuns de fotos digitais.

Acesse o Google Fotos via web (photos.google.com) ou baixe os apps para Android e iOS.