Conheça os novos recursos do Google Fotos

Por Joyce Macedo | 29 de Maio de 2015 às 13h38

Confirmando rumores que surgiram no início da semana, o Google anunciou a nova versão do seu aplicativo Fotos. O serviço foi reformulado e agora oferece armazenamento gratuito e ilimitado de fotos e vídeos com até 16 megapixels e resolução de 1080p. A novidade está disponível em versões para web, Android e iOS.

Para o armazenamento ilimitado, o Google utiliza um recurso de compressão automática das fotos com mais de 16 megapixels, mas a empresa afirma que o tipo de compressão criado não apresenta perdas de qualidade notáveis para o olho humano (mesmo quando utilizamos o zoom). Quem preferir manter o tamanho original das imagens, também pode, mas nesse caso terá direito a apenas 15GB de armazenamento gratuito – com a opção de fazer um plano pago de US$ 2 por mês para até 100GB e US$ 10 por mês para 1TB.

O update do aplicativo traz ainda uma série de novos recursos, com o foco principal voltado para a facilidade no compartilhamento, hospedagem e edição de fotos e vídeos. Os procedimentos agora estão mais rápidos e dinâmicos, com a possibilidade de sincronizar automaticamente e fazer backup das imagens na nuvem a partir do seu computador, smartphone ou tablet.

Fotos e vídeos salvos também podem facilmente ser compartilhados nas redes sociais ou mensageiros com o auxílio do app, além da possibilidade de gerar um link específico para o conteúdo desejado – um recurso que facilita o envio de um álbum de fotos para os amigos que não têm o aplicativo, por exemplo.

Google Fotos

Ferramentas de edição

Algumas ferramentas básicas de edição também foram incluídas na nova versão do aplicativo, como saturação, brilho, cor, filtros e autoajuste.

Google Fotos

O aplicativo também cria colagens automaticamente a partir de fotos que ele reconhece como relacionadas. O recurso "Animação" permite criar GIFs animados a partir de fotos escolhidas no seu gadget.

Já a opção “Filmes” permite que o próprio usuário crie um filme com a edição automática, para isso basta escolher alguns vídeos e fotos e deixar o restante por conta do Google. Antes de salvar o filme, você pode alterar o estilo, a música e as fotos usadas. Você pode selecionar até 50 fotos e vídeos para fazer parte do filme.

Google Fotos

Outro recurso que também merece destaque é o chamado "Histórias". Com ele, suas melhores fotos são automaticamente escolhidas e organizadas em uma linha do tempo divertida e dinâmica para mostrar os destaques de uma viagem ou evento, por exemplo. Você também pode escolher as suas fotos prediletas e criar histórias super personalizadas. Você pode alterar o título de uma história, a foto de capa, adicionar um local, legendas, entre outros detalhes. Nesse link é possível ver um exemplo de como funciona a novidade.

Organização e pesquisa automáticas

Um dos diferenciais do novo Google Fotos é a avançada opção de pesquisa e organização do app. Agora é possível ver todas as suas fotos organizadas por pessoas, lugares e coisas. Pesquise o que você lembra em uma foto, sem a necessidade de usar descrições.

O Google Fotos permite usar a barra de pesquisa para encontrar fotos de acordo com palavras-chave específicas – mesmo que você não tenha adicionado nenhuma tag. Quer encontrar fotos do seu cachorro? Basta digitar "cachorro" na barra de pesquisa e automaticamente o app exibirá todas as fotos que a ferramenta de reconhecimento facial entende como cachorros. É como ter uma espécie de Google Imagens dentro do seu dispositivo móvel.

Google Fotos

Libere espaço automaticamente no seu gadget

Se o Google Fotos detectar que o seu smartphone está com pouco espaço de armazenamento, ele vai oferecer um botão capaz de limpar o dispositivo e se livrar de todas as fotos que já estão armazenadas na nuvem.

Google Fotos

Imagem: Reprodução (Twitter / Pete Pachal)

O Google já deixou bem claro que a sua missão é organizar as informações do mundo. Agora, o Google Fotos é um dos exemplos mais fortes de que a empresa pode alcançar esse objetivo, pelo menos em níveis individuais. Em uma era em que o armazenamento na nuvem é barato e as câmeras estão presentes em todos os lugares, a nova versão do aplicativo do Google parece uma ótima solução para organizar nossos álbuns de fotos digitais.

Acesse o Google Fotos via web (photos.google.com) ou baixe os apps para Android e iOS.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.