Os melhores apps de calendário para organizar sua rotina

Por Rubens Eishima | 08 de Maio de 2020 às 09h05
Reprodução/Apple Insider

Seja para compromissos pessoais ou profissionais, um bom aplicativo de calendário é uma ferramenta poderosa para aproveitar melhor o tempo. Com um celular sempre à mão e conexão permanente, é possível marcar e lembrar de compromissos em qualquer lugar

Sendo assim, aqui estão os melhores apps de calendário para organizar a sua rotina. Confira!

Google Agenda (Android|iOS|Web)

(Imagem: Rubens Eishima/Captura de tela)

Para quem já é usuário dos serviços do Google, especialmente donos de aparelhos Android, usar a agenda do Google pode ser bem conveniente. A integração do serviço com o Gmail – de onde é possível criar automaticamente compromissos com base em e-mails recebidos, por exemplo, de reservas e eventos – é uma mão na roda, sem contar a possibilidade de acessar o calendário em praticamente qualquer dispositivo conectado à internet.

Para fugir do visual de planilha, o Google Agenda é integrado à lista de locais do Google Maps, importando fotos do local marcado para o compromisso. Além disso, o app oferece a possibilidade de acessar agendas de outros serviços, como o Exchange (popular entre empresas) e os lembretes de tarefas do próprio Google.

Apesar de ser um aplicativo oficial do Google, o app de Agenda não é componente obrigatório do pacote Google Mobile Services (GMS), por isso muitos aparelhos instalam apps próprios de calendário. Apesar de eles também serem compatíveis com a agenda do Google, vale a pena testar o aplicativo oficial do serviço.

Fantastical

(Imagem: Rubens Eishima/Captura de tela)

O Fantastical é um aplicativo que consegue fazer o que parece impossível, um calendário para celular e computador com direito a fãs. Disponível apenas para dispositivos Apple, o aplicativo já utiliza a compra única em todos os aparelhos, iPhone, iPad, Mac e até o Apple Watch.

Uma mudança do Fantastical para 2020 foi a forma de pagamento. Antes pago, agora o app oferece uma assinatura mensal – que abrange todos os dispositivos – além de um plano gratuito, com menos recursos.

O Fantastical sincroniza o calendário e tarefas entre todos os aparelhos, oferece modelos prontos para registrar compromissos e tarefas e integração com o Google Tarefas, iCal e outros apps.

Ele ainda exibe a previsão do tempo, permite ver a disponibilidade de horários dos contatos e tem um interessante recurso de calendários públicos, que incluem feriados locais, eventos religiosos, agenda de jogos e programação da TV etc. O único ponto fraco do Fantastical é a falta de tradução para português.

Microsoft Outlook (Android|iOS|Windows|macOS|Web)

(Imagem: Rubens Eishima/Captura de tela)

Para quem não consegue ficar longe do trabalho (e, fique bem claro, o Canaltech recomenda separar a vida pessoal e profissional), o aplicativo de calendário e agenda da Microsoft é quase inevitável, especialmente entre as empresas que adotam a suíte Office.

Disponível tanto para celulares quanto para computadores, o Outlook é mais famoso pelo seu recurso de e-mail, especialmente entre o público doméstico, mas sua função de agenda é bem completa, com opções para múltiplos calendários, marcação de compromissos e até a integração das anotações do Evernote e do calendário do Facebook.

Woven (Windows|iOS|macOS|Web)

(Imagem: Rubens Eishima/Captura de tela)

Quem procura um poderoso aplicativo de calendário para trabalho mas já cansou do Outlook pode considerar o Woven. Compatível com contas pessoais e profissionais do Google (a integração de contas do Outlook/Exchange ainda está em fase beta), o Woven tem apps para Windows, Mac e iOS, além de uma visualização para a web, com direito a sincronização entre dispositivos.

Um dos destaques do Woven é o uso de modelos e links para marcação de compromissos, para diminuir o volume de e-mails disparados para agendar reuniões, por exemplo. Outro recurso interessante para profissionais é a integração com a previsão para duração de trajetos do Google Maps, que estima o tempo de deslocamentos pela cidade. Quem usa o app para fins pessoais pode achar útil a função que analisa como o tempo é gasto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.