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Restaurantes e Lojas | Como vender no iFood

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Novembro de 2023 às 19h00

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iFood/Divulgação
iFood/Divulgação
Tudo sobre iFood

Há como vender pelo iFood cadastrando seu estabelecimento em um site próprio do aplicativo só para isso. O passo a passo é simples e pode ser seguido tanto em um celular quanto em um computador. Contudo, é necessário ter dados em mãos, escolher um plano e estar ciente de algumas taxas praticadas pelo aplicativo de entregas.

Requisitos para vender no iFood

Se você deseja se cadastrar no iFood, saiba que é necessário ter em mãos documentos pessoais e dados relacionados ao seu negócio. Confira os requisitos de acordo com a plataforma:

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  • O estabelecimento precisa ter CNPJ, MEI ou CNAE;
  • Ter conta bancária vinculada ao CNPJ ou responsável legal (no caso de MEI);
  • Ter entregadores próprios (caso o plano escolhido seja o básico);
  • Oferecer bom atendimento aos clientes;
  • Ter internet estável nos locais de venda para receber os pedidos;
  • Contar com potencial ou volume claro de vendas e entregar refeições ou itens prontos para o consumo.

Planos para vender no iFood

O iFood oferece dois diferentes planos para contemplar as mais variadas necessidades dentro da plataforma, eles se aplicam a diferentes tipos de estabelecimentos, como bares, lojas, restaurantes e farmácias.

Veja abaixo qual solução melhor se encaixa no que você precisa:

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iFood Básico

O plano é o mais simples e permite ao parceiro usar o aplicativo para receber pedidos e divulgar o cardápio ou catálogo de produtos. No entanto, o quesito entregas é de total responsabilidade do estabelecimento.

Além disso, o parceiro deve pagar 12% de comissão sobre cada pedido negociado dentro do aplicativo. Existe também uma taxa de 3,2% na parte de transações equivalente a taxas praticadas por empresas de máquinas de cartão.

Por fim, o iFood cobra R$ 100 mensais para faturamentos acima de R$ 1.800 no mês — no entanto, há uma isenção no primeiro mês.

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iFood Entregas

Quem não deseja se preocupar em ter entregadores próprios e quer apenas focar nas operações do estabelecimento deve optar por este plano. Apesar da facilidade, as taxas praticadas pelo iFood Entregas são maiores.

Além disso, a taxa sobre os pedidos neste plano é de 23% e, para pagamentos feitos pela plataforma, há um acréscimo de 3,2%. A mensalidade segue a mesma regra do modo Básico, porém com um valor maior: se as vendas mensais atingirem R$ 1.800,00, a mensalidade será de R$ 130,00.

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Como se cadastrar para vender no iFood

Embora conte com diversas etapas, é muito simples e intuitivo cadastrar uma loja ou restaurante para vender no iFood. O que torna tudo ainda mais acessível é que o tutorial abaixo serve para ambas as categorias.

O passo a passo pode ser seguido em um navegador para celular ou computador. Veja:

  1. Acesse o site do iFood (parceiros.ifood.com.br);
  2. Selecione o tipo de estabelecimento para cadastrar;
  3. Forneça seus dados pessoais e selecione “Cadastrar agora”;
  4. Compartilhe dados do estabelecimento e selecione “Continuar”;
  5. Escolha o tipo de plano mais adequado para o seu negócio;
  6. Forneça seu nome e número de CPF;
  7. Compartilhe mais dados do seu estabelecimento e selecione “Continuar”;
  8. Informe dados de operação e selecione “Continuar”;
  9. Selecione o tipo de negócio do estabelecimento;
  10. Forneça seus dados bancários e selecione “Continuar”.

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Após finalizar o passo a passo, o iFood envia um termo de contrato via e-mail ou WhatsApp para confirmar todas as informações fornecidas. Em seguida, você confere todas as ferramentas de trabalho disponíveis para incorporar ao seu negócio dentro do aplicativo.

Já quem opta pela categoria restaurante é redirecionado para uma página de personalização de cardápio — onde é possível informar ao público os pratos disponíveis no estabelecimento.

Como acionar o suporte do iFood

Caso o seu estabelecimento esteja com alguma dificuldade dentro do aplicativo, você pode acionar o suporte do iFood para resolver qualquer “pepino” que seja. Os canais de atendimento oferecidos pela empresa são:

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  • Via telefone: destinado a questões menos urgentes;
  • Via chat: categoria oferecida para tratar de assuntos mais urgentes, que têm potencial para interromper as operações do estabelecimento.

Para ter acesso a essas opções, basta selecionar o ícone do seu perfil e a opção “Ajuda”. Veja um tutorial completo ensinando a entrar em contato com o IFood e outras seis funções que podem ser muito úteis no aplicativo.