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Como vender na Shopee? Veja o guia prático

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Divulgação/Shopee
Divulgação/Shopee

A venda de produtos na Shopee pode ser feita por pessoas físicas (CPF) ou jurídicas (CNPJ). Para isso, basta criar uma conta no site ou aplicativo, e cadastrar os produtos na plataforma.

Como vender na Shopee

Pessoas físicas e jurídicas podem vender na Shopee. Antes, é necessário criar uma conta de vendas para, em seguida, cadastrar a conta depois personalizar a sua loja

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Criar conta de vendedor

Veja como criar uma conta de vendedor na Shopee:

  1. Acesse a central de vendedores da Shopee (shopee.com.br);
  2. Faça o seu cadastro;Escolha entre “Loja Pessoal (CPF)” ou “Loja Empresarial (CNPJ)”;
  3. Informe seus dados pessoais e os dados da loja;
  4. Conclua o cadastro.

Em seguida, basta acessar a Central de Vendedor da Shopee, que reúne todas as informações da sua loja e permite gerenciá-la, incluindo a lista de produtos à venda.

Cadastre sua conta bancária

Todos os pagamentos são feitos na sua carteira da Shopee, independentemente da forma de pagamento escolhida pelo cliente. Os valores podem ser transferidos para contas bancárias cadastradas na plataforma. Veja como registrar a sua:

  1. Acesse a Central do Vendedor;
  2. Abra o menu lateral e vá até “Finanças”;
  3. Clique em “Contas bancárias”;
  4. Entre em “Adicionar conta bancária”;
  5. Informe os dados bancários e clique em “Salvar”.
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Cadastre seu primeiro produto

Os pedidos também são cadastrados na Central do Vendedor. Confira:

  1. Entre na Central do Vendedor;
  2. Busque por “Produtos” no menu lateral;
  3. Clique em “+Novo Produto”;
  4. Escolha entre “Listagem única” (produto individual) ou “Kit” (mais de um produto no mesmo anúncio);
  5. Preencha as informações do produto, de venda, fiscais e de envio;
  6. Clique em “Salvar e Publicar”.

Quais são as regras para ser vendedor na Shopee?

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Os vendedores cadastrados na Shopee precisam seguir algumas regras definidas pela plataforma para usar o espaço disponibilizado por ela e evitar que a loja seja suspensa:

  • Não é permitido sugerir que a sua loja tenha vínculo ou seja afiliada da Shopee, sendo também proibido o uso de imagens que insinuem isso, como mascotes e logos;
  • Não adicione links que direcionem para plataformas externas, mesmo que seja para a sua loja virtual em domínio próprio ou redes sociais;
  • Não envie panfletos ou mensagens que ofereça outros produtos/serviços ao consumidor;
  • Proibido o uso de conteúdos sensíveis e linguagem imprópria, como imagens de violência e uso de palavrões;
  • Evite imagens de nudez, pornográfico ou com erotismo, exceto quando ocorre a venda de produtos adultos, caso siga as regras da empresa. 

Quais são os padrões mínimos de desempenho para vendedores?

A Shopee define três padrões mínimos de desempenho para os vendedores:

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  • Cumprimento: os vendedores devem realizar envios rápidos e garantir uma experiência de compra positiva e contínua;
  • Anúncio/Conteúdo: os produtos devem ser autênticos e com descrições detalhadas para que o consumidor tenha mais confiança na compra;
  • Atendimento ao cliente: é importante manter um contato próximo com os clientes, com respostas rápidas, amigáveis e que respondam às dúvidas.

Quais são as penalidades pelo não cumprimento dos padrões mínimos?

O não cumprimento dos padrões mínimos de desempenho pode gerar pontos de penalidades para os vendedores.

Esses pontos podem suspender o acesso a benefícios, como anúncios, redução de visibilidade e exclusão do Programa de Vendedor Indicado, ou causar a exclusão da loja.

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Confira os principais pontos de penalidades:

  • Taxa de Não Cumprimento (TNC): porcentagem de produtos devolvidos por falha do vendedor nos últimos 30 dias. Se a taxa ultrapassar 10%, é registrado 1 ponto e, para lojas com alta demanda, o máximo é 5%.
  • Taxa de Envio Atrasado (TEA): pedidos enviados com atraso nos últimos 30 dias. Gera 1 ponto caso ultrapasse 10%, ou 5% para lojas com grande volume de pedidos;
  • Anúncio proibido: o vendedor deve seguir as políticas da plataforma e as leis locais. Caso não seja cumprido, a Shopee remove o anúncio e gera 2 pontos de penalidade;
  • Violação ou falsificação de propriedade intelectual: a loja deve anunciar apenas produtos autênticos, sem violação de direitos autorais. A venda de itens falsificados gera dois pontos de penalidade e a exclusão dos itens da plataforma;
  • Anúncio de pré-venda: são produtos com prazo de envio de até 2 dias. A Shopee recomenda que esses anúncios estejam abaixo de 20% na sua loja, caso contrário, é emitido 1 ponto de penalidade;
  • Atendimento ao consumidor: é a violação mais grave, pois pode levar à exclusão da conta de vendedor. Não é permitido solicitar que o cliente cancele um pedido, ou enviar respostas abusivas e inadequadas no chat ou avaliação do consumidor.

É possível criar mais de uma loja na Shopee?

Sim. Na Shopee, você pode criar três lojas por CPF ou cinco lojas por CNPJ — mas cada uma deve vender produtos de categorias diferentes.

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Fonte: Shopee (1) e (2)