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Como vender na Amazon | Guia Prático

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

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Snowing/Freepik
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Tudo sobre Amazon

Proprietários de marcas e revendedores podem vender na Amazon através do marketplace e alcançar mais clientes pela vitrine online da gigante do varejo.

A Amazon cobra tarifas pelo serviço de vendas e arrecada comissões por item vendido, com taxas variadas para as diferentes categorias de produtos.

Como vender na Amazon

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Para vender na Amazon, é preciso fazer um cadastro como vendedor pelo site ou pelo aplicativo da varejista. A conta de vendedor é diferente da conta de usuário ou consumidor e exige a comprovação da legitimidade do seu negócio através do envio de documentação.

Para criar uma conta de vendedor, seja como pessoa física ou jurídica, você deve informar os seguintes dados e documentos:

  • Nome do titular da conta;
  • E-mail e número de celular;
  • Documento de identidade ou passaporte;
  • Razão social ou nome da pessoa física titular da conta;
  • Endereço comercial com um comprovante de domicílio;
  • Nome fantasia (nome para sua loja online na Amazon);
  • Declaração do banco ou cartão de crédito recente;
  • Cartão de crédito ou débito do titular para cobranças;
  • CPF ou CNPJ.

Com esses dados em mãos, realize o seu registro como vendedor na Amazon pelo site Seller Central ou pelo aplicativo Amazon Seller — aprenda agora a como fazer isso:

Seller Central da Amazon

A Seller Central é o site no qual os vendedores organizam suas vendas na Amazon. Através dele os comerciantes conseguem gerenciar inventário, atualizar os preços, entrar em contato com os clientes e adicionar novos produtos.

  1. Acesse sellercentral.amazon.com.br;
  2. Realize o cadastro de sua conta;
  3. Forneça as informações e os documentos.
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A Amazon realiza uma verificação dos documentos enviados em um prazo médio de cinco dias. Pode ser solicitado um encontro com um agente da Amazon para verificar o seu envio.

Aplicativo Amazon Seller

O aplicativo Amazon Seller, disponível para sistemas Android e iOS, é uma alternativa para os vendedores administrarem suas atividades de vendas na Amazon pelo celular.

  1. Baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  2. Realize o registro da sua conta;
  3. Preencha os dados e envie os documentos solicitados.
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A verificação dos documentos leva em média cinco dias. Após a aprovação, você pode começar a vender produtos pelo marketplace da Amazon.

Escolha um plano

A Amazon oferece duas opções de planos para utilizar o serviço de vendas. No plano individual, os vendedores pagam um valor por item vendido (R$ 2 mais a comissão). Já o plano profissional funciona no modelo de assinatura, com a cobrança de uma taxa fixa por mês (R$ 19,90).

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O plano profissional não cobra o valor por produto vendido, apenas a comissão. Essa assinatura inclui recursos adicionais como maior visibilidade através de publicidade, promoções e na seção “oferta em destaque”; opção para adicionar produtos em massa no inventário; personalização de taxas de envio e gerenciamento de inventário com planilhas e relatórios.

Liste seus produtos

Com a conta configurada e verificada, a próxima etapa é listar os itens que você quer vender na Amazon.

É preciso saber que alguns produtos precisam ter autorização solicitada para entrar no marketplace.

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Nos itens das categorias “brinquedos e jogos”, “videogames”, “livros” e “cervejas, vinhos e destilados”, a Amazon pode exigir pagamento de tarifas adicionais, apresentação de nota fiscal, verificações de desempenho e outras qualificações.

O gerenciamento do seu inventário deve ser realizado pela sua conta de vendedor na Seller Central ou no Amazon Seller. Você pode catalogar um item que já está no site (quando outra pessoa vende o mesmo produto na Amazon) ou criar um novo anúncio, caso seja o primeiro a vender esse produto.

O anúncio de um novo produto precisa conter as seguintes informações:

  • Identificador de produto: GTIN, UPC, ISBN ou EAN. Caso o produto não tenha nenhum desses códigos, você pode solicitar a isenção de EAN;
  • SKU: identificador próprio para organizar seu inventário;
  • Detalhes da oferta: preço, condição do produto (novo, usado ou de colecionador), unidades disponíveis, opções de envio etc.;
  • Detalhes do produto: nome, marca, categoria, descrição, imagens etc.;
  • Palavras-chave e termos de busca.
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Para criar uma boa oferta e facilitar que os usuários encontrem seus produtos, é recomendado adicionar títulos descritivos, imagens de boa qualidade e descrições concisas.

Comissões da Amazon e custos de envio

A Amazon cobra uma comissão sobre o valor total de cada venda no marketplace. A taxa varia entre 8% e 15%, dependendo da categoria do produto, com uma comissão mínima de R$ 1.

Os itens de menor taxação são eletrodomésticos de linha branca, comidas e bebidas. Já roupas, calçados, relógios, joias e óculos escuros têm comissões de 15%. Celulares, câmeras, videogames e consoles têm cobranças de 13% pela Amazon.

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Vendedores podem optar por enviar os produtos por conta própria ou se associar a um dos programas de logística da Amazon — com opções para entrega Prime e até armazenamento de estoque. Nesses casos há cobrança de tarifas por unidade baseada no peso e na dimensão do produto.

O que é o Amazon Marketplace?

O Amazon Marketplace é o espaço onde vendedores — sejam pessoas físicas, lojas, empresas ou grandes marcas — podem ofertar seus produtos aos usuários e visitantes do site da Amazon.

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Os itens listados no marketplace aparecem junto com os produtos vendidos e enviados pela própria Amazon. Dessa forma, os vendedores se beneficiam do alcance de público da Amazon para comercializar seus produtos.

Para reconhecer se um item é vendido por um parceiro do marketplace, basta identificar o nome do vendedor no campo “Vendido por” junto à descrição da oferta.

Como funciona o marketplace da Amazon

O marketplace da Amazon funciona como uma grande loja virtual, com a comercialização de produtos por vários vendedores. Na “vitrine” da plataforma, os usuários podem comparar ofertas de diferentes vendedores para um mesmo produto e escolher opção de envio e forma de pagamento.

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Para os vendedores, a oferta de produtos no marketplace da Amazon permite alcançar uma grande base de usuários, ao mesmo tempo que aproveitam a reputação da marca e a infraestrutura logística da Amazon.

Para vender no Amazon Marketplace é necessário o requer conformidade com as políticas e diretrizes da Amazon, além do pagamento de taxas e comissões associadas às vendas realizadas na plataforma.

Conheça também as vantagens e desvantagens do marketplace em relação a um e-commerce.