Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o Mastodon.Social | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 09 de Maio de 2022 às 23h30

Link copiado!

Reprodução/Mastodon
Reprodução/Mastodon

Está descobrindo como usar o Mastodon? Essa rede social se parece um pouco com o Twitter, mas é diferente em vários aspectos essenciais. Ainda que ambas sejam focadas em posts curtos com 280 caracteres (Twitter) e 500 caracteres (Mastodon) suas diferenças, na verdade, são mais estruturais. Isso porque a rede social do elefantinho tem uma proposta descentralizada e de código aberto.

No entanto, visualmente a rede social lembra bastante o “Twitter antigo” numa época onde não haviam tantos anúncios e o feed funcionava de forma mais cronológica. Hoje em dia, com mais de 600 mil usuários e mais de 35 milhões de Toots (posts da rede social, algo como os Tuítes) o Mastodon tem se tornado cada vez mais popular no mundo todo. Nesta matéria, confira um guia prático de como usar a rede social!

O que é uma instância?

Continua após a publicidade

Começando a usar o Mastodon, você deve participar de uma comunidade (ou Instância, como é chamada na rede social). Cada instância é um espaço diferente gerenciado pelos próprios usuários e com sua própria linha do tempo, assim a rede funciona quase como um Multiverso. Lá você pode escolher participar de comunidades oficiais como o Mastodon.Social ou encontrar uma comunidade com uma temática específica.

Em cada instância, podem ser definidas regras como a moderação de conteúdo, tópicos de discussão, tipos de mídia e outras características importantes. Dentro de cada instância, você pode seguir, favoritar, compartilhar, encontrar termos em alta, participar de hashtags e muito mais.

Desse jeito, é possível conhecer várias instâncias diferentes, mantendo os amigos e seguidores que conheceu em cada uma das instâncias anteriores, daí vem o tal conceito de descentralização. Afinal, nessa rede social, seus seguidores realmente te seguem independente de onde você esteja.

Continua após a publicidade

Descentralização e Federação

Esse conceito de descentralização talvez seja sua maior diferença quando pensamos nas outras redes sociais que conhecemos hoje em dia, isso porque não existe uma empresa ou entidade por trás do Mastodon. As instâncias são totalmente interativas e gerenciadas pelos próprios usuários, então você pode escolher participar de uma comunidade e continuar interagindo livremente com pessoas de outros espaços.

O código-fonte do Mastodon é aberto, de livre acesso e reprodução. Assim, qualquer desenvolvedor interessado pode baixá-lo e desenvolver sua própria instância na rede social. É como se qualquer pessoa pudesse criar seu próprio Twitter, usando o mesmo código da rede social.

Continua após a publicidade

Assim, essa lógica da descentralização é parecida com a do e-mail. Podemos usar domínios diferentes (Gmail, Hotmail, Outlook, iCloud, Yahoo) e ainda assim trocar interações.

Instâncias mais populares

O Mastodon.Social é a principal instância da rede, também sendo a maior em termos de quantidade de usuários. Então, essa é uma ótima instância para quem está começando na rede social ou deseja fazer uma visita para conhecê-la melhor. Além dela, também existem outras instâncias populares e brasileiras que vale a pena conhecer:

Continua após a publicidade

Mastodon x Twitter

O Mastodon possui vários recursos de microblogging (micro-blog, em tradução literal do inglês) que lembram bastante outras redes como Twitter, Tumblr e Reddit. Lá você pode criar um perfil totalmente personalizável adicionando imagens, vídeos, links, emojis e muito mais. Assim, dá para criar um espaço todo seu para compartilhar suas ideias.

A rede social é totalmente gratuita e sem anúncios, contando apenas com contribuições de apoiadores. Ela está disponível para smartphones com sistema Android, iOS e navegadores na versão Web. O Mastodon certamente é uma das alternativas mais completas ao Twitter. Gostou dessa matéria? Compartilhe esse guia com seus amigos que estão começando a usar o Mastodon.